\ A VOZ PORTALEGRENSE: março 2023

segunda-feira, março 27, 2023

Desabafos 2022/23 - XV

Que não se vá ‘tomar a nuvem por Juno’, mas que eles sabiam, sabiam!

Sim, eles sempre souberam, e sempre fingiram que não sabiam. Como diz o povo na sua sabedoria ancestral, eles sabiam e ‘assobiavam p’ró lado’!

Quando foi impossível esconder da opinião pública, primeiro negaram, depois tiraram importância aos factos, até que tiveram finalmente que assumir a gravidade da situação.

Mas nunca mostraram piedade, nunca se colocaram do lado da vítima, das vítimas que viram as suas vidas nunca mais serem as mesmas, depois dos miseráveis abusos sofridos às mãos de verdadeiros predadores.

Quando já não podiam esconder a verdade dos factos, tentaram por um lado desculpabilizar os predadores, e quanto às vítimas vieram com a palavra “perdão”, querendo que estas perdoassem, na acepção evangélica, os predadores!

Ainda hoje, quando a espuma do tempo ainda não fez esquecer estes crimes hediondos, continuam a tentar a desculpabilização dos predadores, tendo para com as vítimas palavras de grande hipocrisia.

Neste tempo de Quaresma, tempo de oração e penitência, eles continuam os maiores pecadores.

A hierarquia, cardeais e bispos, da igreja católica portuguesa sempre souberam dos abusos sexuais que aconteciam dentro da instituição. Nada foi feito para que os criminosos fossem punidos. E hoje, nem mesmo a palavra condenatória do presidente da República, o mais alto magistrado da Nação, os faz mudar de opinião.

Ouvindo-os nas televisões, lendo nos jornais as ideias que exprimem, por vezes fica-se com a ideia de que a vítima é que é a culpada e não o predador sexual. Enfim, sinais destes tempos de chumbo.

Mário Casa Nova Martins

27 de Março de 2023

Rádio Portalegre

Desabafos 2022/23 - XIV

Que tempos estes!

A guerra na Europa não dá tréguas, nem as vai dar, enquanto os interesses económicos americanos e estratégicos da expansão da NATO para Leste estiverem presentes.

O aumento do custo de vida, a par do aumento do desemprego flagelam Portugal e os portugueses, cada vez mais cansados deste Socialismo que os asfixia com impostos directos e indirectos.

O governo cada vez desgoverna mais, composto por gente radical que quer levar o país para modelos de tipo cubano e venezuelano, de miséria, de pobreza, de mendicidade.

Um presidente da República que convida para o Parlamento, sem poder institucional para o fazer, um ladrão que devia estar na prisão.

Uma oposição à Esquerda que veio para a rua protestar, levando consigo os chamados ‘idiotas úteis’ que se deixam manipular por causas que de social nada tem, porque intrinsecamente políticas, e de políticas radicais de teor estalinista e trotskista.

Uma oposição à Direita sem liderança real, numa permanente luta por essa liderança, que só a enfraquece.

Um partido como a IL que está acantonada à Direita mas que quer ser de Esquerda. Um PSD que perdeu o PPD para o Chega e que um dia diz ser social-democrata e no dia seguinte liberal. Um Chega que cresce em todo o país, mas que em economia é socializante. Um CDS ‘desaparecido em combate’, que no distrito de Portalegre não faz eleições sejam distritais, sejam concelhias, e que assim vê o seu eleitorado, os seus militantes em debandada seja para o PSD seja para a IL.

Mas no CDS há quem resista, lamentando ao que chegou o partido que devia ter sido sempre de matriz democrata-cristã.

O amanhã vai ser ainda pior.

Mário Casa Nova Martins

13 de Março de 2023

Rádio Portalegre