\ A VOZ PORTALEGRENSE: Desabafos 2022/23 - XV

segunda-feira, março 27, 2023

Desabafos 2022/23 - XV

Que não se vá ‘tomar a nuvem por Juno’, mas que eles sabiam, sabiam!

Sim, eles sempre souberam, e sempre fingiram que não sabiam. Como diz o povo na sua sabedoria ancestral, eles sabiam e ‘assobiavam p’ró lado’!

Quando foi impossível esconder da opinião pública, primeiro negaram, depois tiraram importância aos factos, até que tiveram finalmente que assumir a gravidade da situação.

Mas nunca mostraram piedade, nunca se colocaram do lado da vítima, das vítimas que viram as suas vidas nunca mais serem as mesmas, depois dos miseráveis abusos sofridos às mãos de verdadeiros predadores.

Quando já não podiam esconder a verdade dos factos, tentaram por um lado desculpabilizar os predadores, e quanto às vítimas vieram com a palavra “perdão”, querendo que estas perdoassem, na acepção evangélica, os predadores!

Ainda hoje, quando a espuma do tempo ainda não fez esquecer estes crimes hediondos, continuam a tentar a desculpabilização dos predadores, tendo para com as vítimas palavras de grande hipocrisia.

Neste tempo de Quaresma, tempo de oração e penitência, eles continuam os maiores pecadores.

A hierarquia, cardeais e bispos, da igreja católica portuguesa sempre souberam dos abusos sexuais que aconteciam dentro da instituição. Nada foi feito para que os criminosos fossem punidos. E hoje, nem mesmo a palavra condenatória do presidente da República, o mais alto magistrado da Nação, os faz mudar de opinião.

Ouvindo-os nas televisões, lendo nos jornais as ideias que exprimem, por vezes fica-se com a ideia de que a vítima é que é a culpada e não o predador sexual. Enfim, sinais destes tempos de chumbo.

Mário Casa Nova Martins

27 de Março de 2023

Rádio Portalegre