\ A VOZ PORTALEGRENSE: Desabafos 2023/24 - XIV

quinta-feira, abril 18, 2024

Desabafos 2023/24 - XIV

O governo governa ‘no fio da navalha’. A apresentação do programa de governo no final da semana passada no parlamento pôs a nu a fragilidade da situação em que este se encontra.

Com maioria relativa, o governo enfrenta a oposição das Direitas, IL e Chega, da Esquerda, PS, e dos radicais de Esquerda que inclusive apresentaram duas moções de rejeição ao programa de governo.

Ambas as moções de rejeição fora derrotadas, mas a forma como o foram mostrou ‘o separar de águas’ entre Direita e Esquerda, deixando o partido do governo num incómodo centro que não augura nada de bom para os tempos próximos.

Em termos de o governo conseguir à Direita uma maioria absoluta no parlamento, a IL é irrelevante dado o número de deputados que tem, restando o Chega, que ao contrário do que diz não tem o menor interesse em apoiar o executivo nesta legislatura.

Desta forma, resta o apoio ao governo por parte da Esquerda, e essa Esquerda é o PS.

Evidentemente o governo não conta com a extrema-esquerda para qualquer tipo de apoio ou convergência.

O PSD, hoje como sempre, define-se como social-democrata e diz estar no centro-esquerda. E assim sendo, será fácil obter o apoio do PS para governar. O PS está também na área da social-democracia, pese embora o seu actual líder se situar na ala esquerdista do partido.

Mas o que os portugueses querem é estabilidade na governação, daí que seja um facto natural o PSD estar continuadamente a procurar o PS para a área dos acordos de incidência governativa. E o PS, umas vezes está em concordância, mas outras mostra-se renitente, pelo menos na retórica, em ser ‘muleta’ do PSD e seu governo.

Mário Casa Nova Martins

15 de Abril de 2024

Rádio Portalegre