\ A VOZ PORTALEGRENSE: AA - O "Voto Inútil"

sexta-feira, março 08, 2024

AA - O "Voto Inútil"

O ‘Voto Inútil’

Um certo consenso diz que a principal razão da última maioria absoluta do Partido Socialista, em 30 de Janeiro de 2022, foi que à última hora, à boca das urnas, indecisos e ‘receosos’ aliaram-se num sindicato de voto, em coligação negativa, para impedir que a ‘direita’ formasse governo, votando no PS.

Sendo verdade, então foi o ‘voto útil’ que ‘deu’ a dita maioria absoluta aos socialistas.

O ‘voto útil’ é muito útil para quem o recebe, mas torna-se inútil para quem o dá!

Nesse Janeiro de 2022, à Esquerda o ‘voto útil’ fez com que os dois partidos radicais de Esquerda, PCP e BE, vissem diminuir o número de votos e de mandatos, tal como o partido ‘hermafrodita’ PAN.

Desde a entrada em vigor da actual Constituição da República, dois partidos têm alternado na governação, PSD e PS.

Em linguagem simples, segundo a Lei de Gresham, «a má moeda tende a expulsar do mercado a boa moeda». E isto passa-se também em política. A ’boa moeda’ são os partidos que não pertencem ao ‘Centrão’, e a ‘má moeda’ é o ‘Centrão’, o PS e o PSD.

PS e PSD são as duas faces de uma mesma moeda que é o ‘Centrão’, que não cria riqueza para o país, mas sim clientelas tentaculares, geradoras de corrupção e enriquecimento próprio, enquanto os portugueses sofrem a debacle do sistema público de saúde, da escola pública, dos serviços públicos, da Justiça.

Poderá haver no próximo 10 de Março ‘voto útil’ à Esquerda e à Direita, seja no PS, seja no PSD agora ‘travestido’ de AD.

«Há vida para além do ‘Centrão’!» Basta os Portugueses quererem, votando à Direita e à Esquerda nos partidos fora do ‘Centrão’, por uma vez não exercendo o tão famigerado ‘voto útil’.

«Que se lixe o ‘Centrão’!» Há alternativa, à Direita e à Esquerda, a este terrível ‘Centrão’ de tudo e do seu contrário.

A Esquerda tem como alternativa ao PS partidos Estalinistas e Trotskistas.

A Direita tem nos Liberais e nos Conservadores, a alternativa ao voto no PSD/AD. Com o regresso do PSD a governar Portugal, pouco ou nada será diferente da presente governação socialista.

O Liberalismo e o Conservadorismo são alternativos ao Socialismo.

Se a Direita não efectivar o ‘voto útil’, nada ficará como dantes.

Mário Casa Nova Martins