\ A VOZ PORTALEGRENSE: AA - Franco versus Ventura

sexta-feira, abril 05, 2024

AA - Franco versus Ventura

Franco versus Ventura

O Segundo Liberalismo caracterizou-se em termos políticos pela contínua instabilidade governativa, que a partir de determinada altura foi marcado pela alternância de dois partidos, o Partido Regenerador, à direita, e o Partido Progressista, à esquerda. Foi na parte final do século XIX que essa forma de governação atingiu a sua maior expressão, ficando conhecida como Rotativismo.

No início do século XX, em 12 de Fevereiro de 1901, dá-se uma cisão no Partido Regenerador, liderada por João Franco, que forma em 16 de Maio seguinte o Partido Regenerador Liberal. Este episódio político marca o fim do Primeiro Rotativismo.

Em Maio de 1906 estava o país em mais uma crise política do Rotativismo. A 21 de Março caíra o ministério do partido Regenerador de Hintze Ribeiro, e a 19 de Maio é a vez do ministério do Partido Progressista de José Luciano de Castro.

A 2 de Abril de 1906 João Franco alia-se ao Partido Progressista, dando origem à formação da Concentração Liberal, contra o Partido Regenerador.

Segue-se o ministério da Concentração Liberal presidido por João Franco, que toma posse nesse 19 de Maio e durará até 12 de Abril de 1907. Depois, João Franco, com o apoio do rei, governará de 10 de Maio até ao Regicídio. E pouco mais de dois anos passados, dá-se o fim do regime monárquico.

Com a entrada em vigor da Constituição Portuguesa de 1976 e em sucessivas eleições legislativas, dois partidos ao longo de todo este tempo têm governado Portugal em alternância, o Partido Socialista e o Partido Popular Democrático – Partido Social Democrata. De ideologia quase idêntica, na área da social-democracia, têm sido ao longo dos anos os pilares do regime. É o Segundo Rotativismo.

Em 2018 André Ventura desfilia-se do PSD e vai em 9 de Abril de 2019 fundar um partido. Esse partido, Partido Chega, concorre pela primeira vez a umas eleições legislativas logo no ano da fundação e elege um deputado, tal como o Partido Regenerador-Liberal de João Franco na primeira vez que concorreu.

Em eleições sucessivas, passa em 2022 a ter doze deputados, e em Maio de 2024 alcança cinquenta deputados num hemiciclo de 230.

Tendo em conta as condições políticas resultantes da última eleição legislativa, acredita-se que o Segundo Rotativismo acabou, dando lugar a um tripartidarismo, com o Partido Chega (50 deputados) de Direita, o PPD-PSD (78 deputados) de Centro e o PS (78 deputados) de Esquerda.

Ler História, estudar História é conhecer o Passado, compreender o Presente, preparar o Futuro.

Mário Casa Nova Martins