\ A VOZ PORTALEGRENSE: Desabafos 2023/24 - XI

quinta-feira, março 07, 2024

Desabafos 2023/24 - XI

A Lei de Gresham é um princípio económico que diz que uma moeda sobrevalorizada (tem um valor determinado por uma autoridade monetária acima do valor de mercado) expulsa uma moeda subvalorizada (tem um valor determinado pela mesma autoridade abaixo do valor de mercado).

Em linguagem simples, segundo a Lei de Gresham «a má moeda tende a expulsar do mercado a boa moeda». E isto passa-se também em política. A ’boa moeda’ são os partidos que não pertencem ao ‘Centrão’, e a ‘má moeda’ é o ‘Centrão’, o PS e o PSD.

Com o ‘voto útil’ o ‘Centrão’ faz com que os outros partidos fora dele não tenham capacidade de influência e desta forma o ‘Centrão’ governa despoticamente, como é exemplo mais recente a maioria do PS que por causa de problemas com a Justiça caiu com estrondo, levando às eleições legislativas antecipadas de 10 de Março próximo.

Que se lixe o ‘Centrão’, esse bloco central de interesses, composto por PSD e PS que tudo governa em Portugal nas últimas décadas, nas juntas de freguesia, autarquias, governos regionais e governo da República.

Fomentadores, PS e PSD, de corrupção, banca rota, crise na Saúde, crise na Educação, crise nos Serviços Públicos, crise na Justiça, em suma um ‘Centrão’ asfixiante que tudo controla, que tudo tutela e que vive à custa dos impostos que cobra aos Portugueses.

Mas há vida para além do ‘Centrão’, basta os Portugueses quererem, votando à Direita e à Esquerda nos partidos fora do ‘Centrão’, por uma vez não exercendo o tão famigerado ‘voto útil’.

 À direita do ‘Centrão’, Liberais e Conservadores podem determinar o sentido da governação, se sobre eles não recair o famigerado ‘volto útil’!

Que se lixe o ‘Centrão’! Há vida para lá do Centrão! Votar Conservador ou Liberal são alternativas ao PSD ‘travestido’ de AD!

Mário Casa Nova Martins

4 de Março de 2024

Rádio Portalegre