\ A VOZ PORTALEGRENSE: AA - Ortodoxias

sexta-feira, fevereiro 16, 2024

AA - Ortodoxias

Ortodoxias

A Guerra dos Trinta Anos estendeu-se de 1618 a 1648, sendo um dos maiores conflitos da História europeia. Compreendeu uma série de conflitos que envolveram boa parte dos países da Europa Ocidental.

A ‘segunda’ Guerra dos Trinta Anos, também conhecida por Guerra Civil Europeia, decorreu entre 1914 e 1945. O seu palco principal voltou a ser a Europa Central, e ainda hoje há na Europa resquícios das suas consequências.

O actual conflito entre uma certa Europa e a Rússia, que decorre em solo ucraniano, não deixa de ser uma das consequências da partilha desta mesma Europa pelos vencedores de 1945, a então União Soviética, os EUA e a Inglaterra.

Países retalhados, novas fronteiras, deslocações de populações inteiras. Em suma, a Europa Central viu-se redefinida humana e geograficamente.

E o conflito na Ucrânia retracta o que foi então feito.

Hoje cerca de um terço da Ucrânia está controlada pela Rússia, que anexou esses territórios e que continua a avançar para oeste.

Por outro lado, a Ucrânia está ameaçada por vizinhos dispostos a recuperarem territórios que Estaline entregou no pós-1945 a Kiev. A Polónia revindica os territórios da Galícia, a Hungria quer de volta a Transcarpácia, a Roménia reclama os territórios da Bessarabia, Bukovina do Norte, Hertsa e a Transcarpácia.

E se tal viesse a acontecer, a Ucrânia ficaria reduzida a metade do seu território.

Estas temáticas, num ‘Portugal com as fronteiras mais antigas do mundo’, como é dito, não têm sido debatidas, continuando a ser veiculada apenas parte do problema.

A Europa de Lisboa a Vladivostok, a Europa do Atlântico aos Urais, é a Europa primeva que urge preservar na sua História, nos seus usos e costumes, na sua Matriz Greco-Cristã. As guerras que a têm flagelado, o sangue derramado dos Europeus, têm forjado a razão de ser de uma Europa una, livre, face a todos os inimigos, internos e externos, que a querem dividir para a controlar e dominar.

O solo ucraniano e os Balcãs são hoje, como já o foram no passado, o ‘calcanhar de Aquiles’ da Europa. E a Europa tem que ser forte para conseguir um tempo de Paz.

A Europa no tempo presente necessita de líderes como no passado recente teve, tais como Konrad Adenauer, Alcidi de Gasperi, Charles de Gaulle, Helmut Khol, Margaret Thatcher, e em Roma gente d’algo como João Paulo II e Bento XVI.

Mas os tempos não estão a ser propícios a que a Europa renasça desta tão grave crise em que mergulhou.

Mário Casa Nova Martins

*