\ A VOZ PORTALEGRENSE: Desabafos 2023/24 - X

segunda-feira, fevereiro 19, 2024

Desabafos 2023/24 - X

O tempo corre célere e o próximo dia 10 de Março, data das eleições legislativas antecipadas, ‘está à porta’.

Contudo, até lá, muita coisa será dita, milhentas promessas irrealizáveis serão apresentadas pelos partidos políticos concorrentes a este acto eleitoral de suprema importância para os Portugueses.

Não há ‘portugueses de primeira’, nem ‘portugueses de segunda’, mas a verdade é que hoje em Portugal as desigualdades económicas e sociais nunca foram tão acentuadas.

A propaganda dos partidos que têm governado o país neste quase meio século pretende dizer o contrário, mas a realidade mostra que em comparação com os países da União Europeia, Portugal caminha para a cauda da Europa.

Os responsáveis governativos são PS e PSD, que em décadas sucessivas têm alternado na governação, criando não riqueza para o país e para os portugueses, mas sim clientelas tentaculares, geradoras de corrupção e enriquecimento próprio, enquanto os portugueses sofrem a debacle do sistema público de saúde, da escola pública e dos serviços públicos.

A permanência de PSD e PS à frente dos governos de Portugal acontece porque os portugueses assim o têm querido, votando maioritariamente neste dois partidos.

Porém, muitas das maiorias alcançadas por PS e PSD deve-se ao ‘voto útil’, que é útil para quem o recebe, mas inútil para quem o dá, porque é dado não por convicção, certeza, mas sim pela negativa.

Em 10 de Março há alternativas, à Esquerda e à Direita, a PSD e PS. Se os portugueses querem realmente sair deste ‘Centrão’, só têm que renegar o famigerado ‘voto útil’ e votar nessas alternativas, sejam à Esquerda do PS, sejam à Direita do PSD.

Basta de Centrão!

Chega deste ‘Centrão’, protagonizado alternadamente por PS e PSD.

Mário Casa Nova Martins

19 de Fevereiro de 2024

Rádio Portalegre