\ A VOZ PORTALEGRENSE: Desabafos 2023/24 - VI

quinta-feira, dezembro 28, 2023

Desabafos 2023/24 - VI

Hoje, 25 de Dezembro é Natal. Esta data celebra o Nascimento de Jesus, Filho de Deus.

Assim é para os Cristãos. Para outras Religiões, é mais um dia, elas têm os seus dias sagrados. Para outros, ateus, por exemplo, este dia nada lhes diz.

Há que respeitar todos, ateus e crentes de todas as Religiões. E todas as Religiões têm o direito de livremente se expressar, e celebrarem os seus dias, as suas datas.

Contudo, hoje não é bem assim nesta Europa que outrora celebrava a sua tradição Cristã. Hoje há como que um regresso às ‘catacumbas’. A liberdade dos católicos celebraram livremente está cerceada pelo laicismo desta autocrata União Europeia.

Em contraponto, outras Religiões minoritárias na Europa têm toda a liberdade para celebraram o seu culto, as suas datas.

Por exemplo, as outras duas Religiões do Livro, podem exteriorizar publicamente as suas manifestações de Fé, coisa que cada vez é mais aconselhado os Cristãos a não o fazer, com o argumento de não chocar os crentes das outras religiões.

Não é impunemente que o Ocidente está decadente.

O Presépio faz parte da celebração natalícia. Revestido de um significado profundo, que remete ao projecto de Deus para a Humanidade por meio do seu Filho Jesus, o Presépio é uma saudável Tradição Cristã e, por isso, significa uma forma de levar os fiéis a viver a experiência do amor de Deus, do desapego, da fraternidade e da paz.

Para Bento XVI, a árvore e o Presépio são elementos do “património espiritual cristão” e eles contrapõem-se ao “consumismo e procura de bens materiais” na sociedade actual. Bento XVI acentua que “o Natal é uma festa cristã e os seus símbolos constituem uma importante referência para o grande mistério da Encarnação e do Nascimento de Jesus”.

Um Santo Natal!

Mário Casa Nova Martins

25 de Dezembro de 2023

Rádio Portalegre