\ A VOZ PORTALEGRENSE: Guerra na Ucrânia - O Nascimento do Mundo Multipolar

quinta-feira, fevereiro 15, 2024

Guerra na Ucrânia - O Nascimento do Mundo Multipolar

Em Portugal, a verdade sobre as razões da guerra por procuração entre os EUA e a Rússia em solo ucraniano está limitada à verdade de um dos lados. O outro lado foi ‘democraticamente silenciado’ a mando dos eurocratas de Bruxelas, ao proibir canais e agencias noticiosas que tratam os factos de maneira diferente da ‘verdade ocidental’.

Erro crasso, que o Ocidente irá pagar bem caro. Aliás, já está a pagar, uma vez que as sanções económicas do Ocidente à Rússia, viraram-se contra o próprio Ocidente, enquanto no campo militar adivinha-se mais uma derrota Ocidental, como muito recentemente aconteceu no Afeganistão.

Esta guerra em solo europeu marca o fim de um Mundo Unipolar. Os EUA, liderados pelos Democratas, belicistas ao contrário dos Republicanos, já não são a potência hegemónica do final da Guerra fria. As guerras que de então para cá fomentou, não as ganhou, e exauriu a sua capacidade de liderança, que hoje se resume aos países anglo-saxões e a uma Europa em decadência.

A NATO deixou de ter o papel para o qual foi criada, e é agora uma ‘testa-de-ponte’ americana, que defende os interesses dos EUA.

A real situação militar na Ucrânia é dia após dia mais difícil para os EUA. A Rússia, numa guerra de desgaste, físico, psicológico e militar, vai avançando no terreno, e quanto mais tempo demorarem as conversações para pôr fim ao conflito, pior para os Ucranianos.

O livro «Guerra na Ucrânia – O Nascimento do Mundo Multipolar», de Rui Amiguinho, vem preencher uma lacuna na análise e estudo de tudo o que se relaciona com este conflito EUA-Rússia.

A sua leitura, acompanhada de abundantes e complementares notas, face à cortina de silêncio em que Portugal se encontra, sendo vedado aos Portugueses acompanhar os factos a partir dos dois aldos da contenda, torna-se um exercício obrigatória para quem quer por si próprio pensar.

O livro é uma verdadeira lição de Geopolítica. Ao lê-lo fica-se a perceber a importância das potências emergentes no futuro próximo. Também a importância da Economia não é esquecida, mostrando quanto Geografia e Economia são determinantes no contexto das mudanças de paradigma das sociedades e do respectivo peso no Mundo.

Contudo, é de leitura fácil, o que o torna uma ferramenta útil para compreender os tempos que se vivem.

Mário Casa Nova Martins

*

Autor: Rui Amiguinho

Título: Guerra na Ucrânia: O Nascimento do Mundo Multipolar

Nº páginas: 192 | Formato: 150x210mm

ISBN: 9798870523675 / DL: 525171/23

Preço: 12 €

https://editoracontracorrente.wordpress.com/2023/12/22/guerra-na-ucrania-o-nascimento-do-mundo-multipolar/