\ A VOZ PORTALEGRENSE: Desabafos 203/24 - IX

quarta-feira, fevereiro 07, 2024

Desabafos 203/24 - IX

Sim, a Madeira é um jardim, mas mais do que um jardim florido é um jardim de corrupção.

Se só agora o polvo da corrupção com os seus tentáculos gigantes veio ao de cima é porque só agora interessou que assim acontecesse. A política e a justiça têm destas coisas, que ao comum dos mortais lhe parece inexplicável. Ou talvez não.

Sabe-se que a corrupção na Madeira tem tantas décadas quanto as de governação do PSD, com a cumplicidade do CDS nos últimos anos. Tal como se sabe da existência do turismo sexual e do paraíso da droga. Quem não recorda o escandaloso caso do pedófilo padre Frederico, que graças a todas as cumplicidades, a começar pela do Teodoro de Faria bispo do Funchal, conseguiu fugir para o Brasil para não cumprir perna e abafar-se a existência da pedofilia na região.

Há décadas que se fala de défice democrático na Madeira, uma região que quem não é do PSD tem todo o tipo de entraves, de dificuldades em exercer a sua vida profissional e cívica. A Madeira de hoje e de ontem, fruto da governação do PSD, em termos de democracia é semelhante ao Alentejo entre 28 de Setembro de 1974 e 25 de Novembro de 1975, onde quem não era radical de Esquerda vivia com medo e sem esperança num espaço geográfico que se tornara concentracionário.

Nos tempos do anterior presidente do governo regional madeirense, a situação era tão crítica em termos de défice democrático, que o dito era comparado ao ditador centro-africano Bokassa. E tal era afirmado por gente de todos os outros quadrantes políticos.

Houve sempre um branqueamento do regime de Alberto João Jardim, como agora o da coligação PSD-CDS, liderado por Miguel Albuquerque e sua equipa. Até agora!

Mas tudo, mesmo tudo era dito e falado «à boca pequena» na Madeira e no continente. Sabia-se tudo e de tudo. Agora que o medo deixe de ser desculpa para que a Madeira, passado quase meio século após Abril de 1974, seja ‘igual’ aos Açores e ao Continente em termos de participação democrática e de cidadania.

E que os culpados sejam julgados e condenados!

Mário Casa Nova Martins

5 de Fevereiro de 2024

Rádio Portalegre