\ A VOZ PORTALEGRENSE: Desabafos 2023/24 - VII

terça-feira, janeiro 09, 2024

Desabafos 2023/24 - VII

No passado 26 de Dezembro [26-12-2023] Mário Jorge Bergoglio, “lamentou, durante a oração do Ângelus, que ainda haja "quem sofra e morra por dar o testemunho de Jesus enquanto o mundo se ri deles e prega outra coisa"”.

Bergoglio é hoje o papa Francisco, que ao longo da sua estada no Vaticano conseguiu dividir a Igreja Católica de uma forma que nem o pós-Vaticano II conseguiu.

Ele que persegue Cardeais, Bispos e Padres que se opõem à sua agenda progressista, ‘descobriu’ que no Mundo, como ele mais adiante diz, “há ainda - e são muitos - “quem sofra e morra por dar o testemunho de Jesus, como há também aqueles que são penalizados em diversos níveis por se comportarem de forma coerente com o Evangelho, e aqueles que lutam todos os dias para permanecerem fiéis, sem alarde, aos seus bons deveres, enquanto o mundo se ri deles””.

É conhecida a continuada perseguição aos Cristãos em África, na Ásia, e também muito recentemente e cada vez mais na Europa, principalmente na Europa do norte. Contudo, no que diz respeito à Europa há um medo crescente em divulgar esta situação, com receio de que provoque ainda mais os atacantes. Parece um paradoxo, mas não é. Esta é a crua realidade que se vive nesta Europa laica.

Ser-se Cristão na Europa começa cada vez mais a não ser fácil. Por um lado a própria hierarquia tudo faz para que assim seja, preferindo não criar ondas face ao problema, e por outro as entidades públicas temem represálias das minorias atacantes, que estão mais do que identificadas.

Este problema ainda é hoje residual em Portugal, ao contrário de países como Suécia, Holanda, França, Bélgica e outros da frente atlântica da Europa.

Mas, por uma vez, louve-se Bergoglio pela frontalidade com que denunciou o problema.

Mário Casa Nova Martins

8 de Janeiro de 2024

Rádio Portalegre

.

https://observador.pt/2023/12/26/papa-lamenta-que-o-mundo-se-ria-dos-cristaos/