\ A VOZ PORTALEGRENSE: Desabafos 2023/24 - V

terça-feira, dezembro 12, 2023

Desabafos 2023/24 - V

‘O circo desceu à cidade’. Assim se caracteriza o actual momento político, graças a mais uma diatribe do presidente da República.

Depois de ter feito ‘comer o pão que o diabo amassou’ a tantos, depois de fazer provar o fel a tantos, depois de fazer beber o veneno de cobra mais venenoso a tantos, é a vez dele que se julgava ‘mais do que tudo’, ‘acima de qualquer coisa’, passar por todas estas provações.

Tanta mentira, tanta soberba, tanto autoconvencimento, tanta selfie, e no fundo tanta pobreza moral e cívica.

Cada vez que vem a público justificar o que é injustificável, mais fica à mostra a total irresponsabilidade que tem sido a sua actuação como presidente da República, transformando este cargo de primeiro magistrado da Nação numa farsa circense. Nunca durante a Primeira, Segunda e agora Terceira República a função presidencial foi tão abastardada, tão achincalhada, menorizada.

‘Filho’ do Marcellismo, protegido e discípulo dilecto de Marcello Caetano, dele herdou a vacuidade política, a lisonja, a falta de sentido de Estado, em suma, trouxe para os cargos políticos que tem desempenhado ao longo dos anos o pior que o estertor da Segunda República representa.

Hoje, ele que se julgava um presidente-rei, não passa de um mero actor de opereta. É evidente que não faz sentido que num acto, dir-se-ia, de lucidez política se demitisse do cargo, os factos que lhe são imputados não são de tão gravosa natureza que conduzissem a tal. Contudo, se da sua parte houvesse um pingo de humildade, um pedido de desculpas público, sincero, era o mínimo que podia e devia fazer.

O que pior podia acontecer nesta altura a Portugal com um governo de gestão e em fase de pré campanha eleitoral é esta pantomina protagonizada por tão execrável protagonista.

Mário Casa Nova Martins

11 de Dezembro de 2023

Rádio Portalegre