\ A VOZ PORTALEGRENSE: Desabafos 2016/2017 - XII

terça-feira, fevereiro 14, 2017

Desabafos 2016/2017 - XII

*
Tempo houve em que a existência de semáforos na santa terrinha era sinal de progresso, porventura de modernidade.
E querendo ser progressiva e moderna, Portalegre implantou semáforos naqueles cruzamentos nos quais havia maior afluxo de tráfego.
Todavia, muito pouco tempo depois, verificava-se que em vez de fazer fluir o trânsito, este apenas se tornava mais moroso. E, principalmente, não havia trânsito suficiente que justificasse a existência de semáforos. Então, hoje, os semáforos em Portalegre, tal como a figura do polícia sinaleiro, são memórias do passado.
Em tempo mais recente, terrinha que era terrinha tinha, além do hipermercado, o centro comercial.
E a Portalegre chegou o hipermercado, primeiro, um, depois outro, mais outro, e até já teve, coisa rara, o fecho do último a ser construído por falta de clientes, e do qual resta o edifício em situação de pré-abandono. Em Portalegre já não são apenas os edifícios particulares e públicos, os edifícios fabris, que estão ao abandono.
O centro comercial chegou a Portalegre, com um supermercado como âncora e, pequenino, lá vai subsistindo, tal como um outro ainda mais pequenino, que só os deuses sabem como ainda não fechou de vez.
A principal rua comercial de Portalegre, o eixo Facha-Alentejano, dois cafés emblemáticos dos quais apenas existe o segundo, enquanto o primeiro mudou de nome e daquele tempo áureo do Facha nada resta, é o símbolo da decadência comercial, salvo honrosas excepções que se contam pelos dedos de uma só mão.
Agora a autarquia vai implementar um projecto de reabilitação urbana, dado o estado de degradação em que está o tecido urbano, na tentativa de transformar aquele eixo novamente numa área comercial, digna desse nome.
Nunca é tarde para que a obra seja feita, esperando-se que «os velhos do Restelo», e há tantos em Portalegre!, não venham embargar ideias, no que são peritos.
Rádio Portalegre, 13 de Fevereiro de 2017
*
*
*