\ A VOZ PORTALEGRENSE: Florindo Madeira

quarta-feira, outubro 13, 2021

Florindo Madeira

Mais um Amigo que "parte". Ontem, 12 de Outubro, no final do almoço, que assiduamente fazia com amigos, colegas e conterrâneos, o dr. Florindo Hipólito Sajara Madeira sentiu-se mal, desmaiou e nada foi possível fazer para evitar "a sua partida".

Natural de Portalegre, onde nasceu a 29 de Novembro de 1935, licenciou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, e vivia em Cascais desde 1964, onde exercia a profissão de Advogado.

O Florindo Madeira foi desde muito cedo "um activista cultural" tendo sido um dos Fundadores do AMICITA (Grupo Cultural de Portalegre), em 1957, nos altos do então Café Facha, juntamente com os colegas Augusto Costa Santos (Tito) e Mendes.

Nas Tertúlias do Facha muitos ilustres "Lagóias e Estrangeiros" participaram, de entre os quais recordo José Régio e os drs. Ernesto Oliveira e António Teixeira. Foram muitos outros que fizeram parte deste Grupo podendo recordar alguns da minha geração António Sérgio Curvelo Garcia, João José Casa Nova Ribeiro, Joaquim Portilheiro e Rui Abreu.

Em determinada altura, o AMICITA fundou um Cine-Clube, do qual fui sócio por influência do irmão do Florindo, o meu Amigo desde sempre e até hoje, Francisco Ângelo, tendo assistido a algumas sessões que eram levadas a cabo no Cine-Teatro-Crisfal, sempre vigiadas por dois "sujeitos vestidos com uma gabardine branca".

Não me quero alongar muito nesta pequena homenagem que quero aqui prestar ao dr. FLORINDO MADEIRA, mas quero recordar que ele foi o primeiro Governador Civil do Distrito de Portalegre depois do 25 de Abril de 1974.

Aos irmãos Gioconda, Francisco Ângelo e Júlio Manuel, à esposa Beatriz e aos restantes familiares, muitos dos quais meus amigos pessoais, apresento as minhas condolências e profundo pesar.

Manuel Alberto Morujo