\ A VOZ PORTALEGRENSE: Avelino Bento e os 'putos'

terça-feira, outubro 12, 2021

Avelino Bento e os 'putos'

«Era uma vez…», assim começavam as histórias lidas num tempo de uma infância feliz. Eram histórias de princesas e de príncipes, de reis e rainhas, histórias de encantar que faziam sonhar e acreditar que as pessoas eram felizes e o mundo o paraíso.

«Os últimos putos neo-realistas» é, até ao momento, a mais recente obra de Avelino Bento, um Autor cada vez mais prolífero.

O neo-realismo foi uma corrente artística de meados do século XX, com um carácter ideológico marcadamente de esquerda marxista, que teve ramificações em várias formas de arte (literatura, pintura, música), mas atingiu o seu expoente máximo no cinema  neo-realista, sobretudo no realismo poético francês e no neo-realismo italiano.

Esta definição mostra que a realidade não é homogénea, outras formas interpretativas das artes coexistiram, e hoje o neo-realismo faz parte de um tempo, e esse tempo é aquele no qual o Autor situa a sua infância e as histórias que narra na Obra.

O livro é um conjunto de histórias vividas por Avelino Bento, que deixaram no seu imaginário uma saudade saudável, a ponto de querer partilhá-las com terceiros, os seus Leitores.

A felicidade que mostra na escrita, é acompanha por desenhos do próprio, que de alguma forma complementam o texto.

Por certos, muitos dos Leitores identificar-se-ão, de uma forma ou outra, com muitas das histórias deliciosamente contados pelo Autor. Essa uma, entre outras mais, mais-valias d’«Os últimos putos neo-realistas». A ler!

Mário Casa Martins