\ A VOZ PORTALEGRENSE: Desabafos 2021/2022 - I

quinta-feira, outubro 07, 2021

Desabafos 2021/2022 - I

Há eleições que são mais importantes do que outras, e as eleições de 26 de Setembro na Alemanha comprovam esta afirmação.

A importância da Alemanha na União Europeia é determinante. Dir-se-á que é o seu ‘motor económico’, mas não só. A sua posição geoestratégica faz com que seja o centro de decisões políticas que influenciam não só a União Europeia, como todo o resto da Europa.

Com a liderança de Angela Merkel, a Alemanha entrou numa espiral de retrocesso económico e social, enquanto a União Europeia acentuou a sua decadência.

Sem uma estratégia definida quanto ao papel e futuro da Europa, ‘formatada’ na ex-RDA, com tiques estalinistas, Angela Merkel traiu o seu antecessor Helmut Kohl e abandona a liderança do seu partido, fazendo com que este tenha o pior resultado eleitoral da sua história. E Merkel colocou a CDU no centro-esquerda, quando a CDU sempre foi de centro-direita.

Os resultados eleitorais alemães não deram maioria a nenhum partido, haverá governo de coligação, ou, num outro cenário possível, novas eleições se não se conseguir encontrara uma forma política que desbloqueei a situação.

Quanto mais tempo demorar a Alemanha a encontrar uma solução de governo, pior para a União Europeia, com Bruxelas e os seus eurocratas a conquistarem mais poder sobre as nações que a constituem.

E se a Alemanha se ‘constipa’, o subsidiodependente Portugal tem uma forte ‘constipação’. Vai ser um outono com prenúncio de agreste inverno.

Mário Casa Nova Martins

4 de Outubro de 2021

Rádio Portalegre