\ A VOZ PORTALEGRENSE: Autárquicas 2021 em Portalegre

terça-feira, junho 22, 2021

Autárquicas 2021 em Portalegre

No concelho de Portalegre, as candidaturas autárquicas, seguem o seu linear caminho.

Bem, nem todas.

O PS tem na Rua 1.º de Maio a sua sede de candidatura, privilegiando as cores, amarelo e preto, do concelho, apresentando o leitmovif, slogans, da campanha, e ultima as listas.

O CLIP tem o ‘trabalho de casa’ feito, está no terreno desde o princípio do ano, ao ‘aparecer’ nos funerais, nos lares, nas associações e ‘em tudo o que mexe’.

O PCP surpreendeu ao ‘trocar o certo pelo incerto’, e está a consolidar a sua base eleitoral, uma vez que com a ‘escolha’ feita perde o ‘voto útil’.

O ‘novato’ Chega está em convulsão ao afastar o candidato à junta de freguesia Sé e São Lourenço (sinais, ‘dores de crescimento’, ou o ‘albergue espanhol’ está a abrir fissuras), mas tem certo uma fatia do eleitorado do CDS, dado ser quem é o candidato à autarquia.

Embora queiram que nada transpire, a verdade é que o PSD tem tido dificuldade no preenchimento das listas. Uns, pura e simplesmente, recusaram entrar nesta ‘aventura perdedora’, outros, dado que a candidata tem a liberdade de escolher quem quer, foram ‘eliminados’, e os que irão aparecer não são mais-valia, são segundas e terceiras escolhas.

É por estes factos internos do PSD que o CDS deve repensar a coligação que, segundo se diz, uma vez que nada é público, terá ‘cozinhado’.

Que o CDS do concelho de Portalegre faça um Plenário de Militantes, que convide simpatizantes, e promova um debate que ponha em cima da mesa a hipótese de uma coligação (que se sabe ser perdedora) com o PSD, ou a hipótese de avançar sozinho.

Defendemos que o CDS deve concorrer com listas próprias!

O CDS nada tem a ganhar em fazer uma coligação eleitoral no concelho de Portalegre com ‘este’ PSD. Perde identidade, divide-se, dilui-se.

O passado de coligações do CDS com o PSD no concelho de Portalegre mostra que o PSD só quer coligação quando está fraco, quando sabe que não vai ganhar a autarquia.

Foi isto mesmo que a sua actual candidata fez no passado em Arronches.

Na candidatura em que sabia que não ganharia (2005), fez uma coligação com o CDS e o PPM. Passados quatro anos, quando todos os dados indicavam que ia ganhar, tal como aconteceu (2009), recusou a reedição da coligação com o CDS.

E factos, são factos!

Mário Casa Nova Martins