\ A VOZ PORTALEGRENSE: Desabafos 2020/2021 - XVII

terça-feira, maio 11, 2021

Desabafos 2020/2021 - XVII



O edifício dos Paços do Concelho, situado na Praça do Município, data do século XVII. Este edifício é da época Filipina do ano de 1634.

Destaca-se o ferro forjado das sacadas das janelas. A janela principal está encimada pelo escudo das armas nacionais. Dos lados existem duas lápides, uma com as armas do município e a outra afirmando o culto da Imaculada Conceição, que é a Rainha de Portugal desde o reinado de D. João IV. A fachada principal está dividida em três corpos, separados por pilastras graníticas, sendo o mais alto encimado por um frontão triangular.

Esta introdução serve para demonstrar a importância histórica e arquitectónica do edifício dos Paços do Concelho.

A sua importância prova também a própria importância que em tempo passado teve a Cidade de Portalegre, que hoje ainda é Cidade e a capital do Distrito do mesmo nome.

Pode não parecer aos mais distraídos, aos mais incautos, e sobretudo aos incultos que estão na política local, os quais ‘nivelam’ a Cidade Capital de distrito que é Portalegre a uma qualquer vila do Distrito de Portalegre!

Há décadas que o edifício dos Paços do Concelho foi abandonado. Então começou a sua degradação, a pontos de hoje ter partes arruinadas.

Há dias foram tornadas públicas fotografias de um desabamento, queda de reboco e telhas na zona do beiral, do lado da Rua dos Açougues.

As mesmas fotografias mostram o estado em que se encontra exteriormente os Paços do Concelho, sendo fácil inferir com está o seu telhado e o interior.

O Centro Histórico de Portalegre é uma ruína a céu aberto, e os seus Paços do Concelho, outrora ex-líbris da Cidade capital de Distrito, caminham para a derrocada!

Mário Casa Nova Martins

26 de Abril de 2021

Rádio Portalegre

*

Fotografias de João Velez Afonso

https://www.facebook.com/groups/vozdoplatano/permalink/4072885782754157/