\ A VOZ PORTALEGRENSE: (MAIS) MARCELLICES

segunda-feira, março 13, 2017

(MAIS) MARCELLICES

*
(MAIS) MARCELLICES
*
Portugal tem muitos presidentes da República, de Teófilo Braga a Rebelo de Sousa. Mas se se considerar o Liberalismo, que no fundo era uma República coroada, então a longa lista começa em D. Maria II, passado por D. Manuel II, Teófilo Braga, também Sidónio Pais, o Presidente-Rei, etc., até se chegar ao populista Marcelo Rebelo de Sousa.
Uma das formas encontradas pela Oposição se referir aos presidentes da República do Estado Novo é que eram, como diziam, «corta-fitas», uma vez que na Segunda República o crescimento do País levava a inaugurações de estradas, pontes, edifícios públicos para serviços, sejam Tribunais, Hospitais, Escolas e outros, recuperação de Monumentos, enfim, o Progresso, o Desenvolvimento assim o justificava.
Hoje, nesta Terceira República, já não há inaugurações. O País tem as finanças públicas exauridas, as reservas de ouro, a pesada herança do anterior Regime, delapidadas, em suma, não há dinheiro para Obras Públicas, sejam em que área seja. Logo, não há inaugurações.
Assim, a função de «corta-fitas» do actual presidente da República é nula, daí, para se manter mediático, invente, e como a cabecinha pensadora de Marcello (com dois ‘l’) não pára, ele é o Professor pardal da política portuguesa, vá de condecorar a Maria José Ritta (com dois ‘t’ para Marcelo não se ficar a rir, e para não se pôr com olhar maroto!) e a Maria (Cavaco Silva, acrescente-se).
Porquê? Porque são casadas com anteriores presidentes da República?
Bem, parece que não. Segundo argumentou o homenageador, “Um ano depois de ter iniciado o mandato, posso testemunhar o papel nacional e internacional assumido por vossas excelências".
As coisas que se aprendem com esta luminária!
*
http://www.tsf.pt/politica/interior/marcelo-elogia-papel-nacional-e-internacional-de-maria-jose-ritta-e-maria-cavaco-silva-5715726.html?utm_campaign=Echobox&utm_content=TSF&utm_medium=Social&utm_source=Facebook#link_time=1489088577
*
*