\ A VOZ PORTALEGRENSE: Carlos Manuel Faísca

terça-feira, julho 12, 2011

Carlos Manuel Faísca

Alto Alentejo:
_ A desertificação acentua-se
.
Os resultados preliminares do Censos de 2011 vieram confirmar o que já se esperava: crescimento demográfico nas regiões de Lisboa, Porto, Minho e Algarve; decréscimo ou estagnação nas restantes, com especial ênfase para a zona raiana com elevadas perdas.

Não me vou alongar no diagnóstico – já aqui tantas vezes traçado -, nem nas consequências, fico-me pelos tristes números que em seguida apresento:
.
25 concelhos com menor população

Desta lista nove concelhos pertencem ao nosso distrito, ou seja, quase dois terços dos concelhos norte alentejanos, nove! O segundo distrito mais representado é Beja com dois, tal como Castelo Branco, Coimbra, Leiria e Santarém.
Portalegre, com a segunda descida populacional mais acentuada, afasta-se cada vez mais das restantes capitais de distrito, mais de 10 mil habitantes separam o concelho de Portalegre do Concelho de Beja.
Uma última – e única – nota para o concelho de Campo Maior, onde se registou uma ligeiríssima subida de população, terá sido o efeito Cafés Delta? Ou, por outro lado, a proximidade com Badajoz, já que Elvas regista uma quebra pouco acentuada? Seja qual for o motivo é muito pouco para compensar a morte mais que anunciada do Alto Alentejo.
Carlos Manuel Faísca