\ A VOZ PORTALEGRENSE: Os Cinco

domingo, dezembro 10, 2006

Os Cinco

.
Falou-se nos “Cinco”, e logo velhas recordações saltaram do baú das Memórias. A leitura da obra de Enid Blyton faz parte do crescimento cultural e cívico de inúmeras gerações. A nossa não fugiu a essa regra. Mas, das várias personagens que a Autora criou, os Cinco são as que permanecem no nosso imaginário daquela época dourada da Vida.
Cada um de nós identificava-se com uma personagem e apaixonava-se por outra. Éramos o Júlio, e gostávamos da Ana. O Júlio é o líder, o David o camarada, a Zé a ousada e Ana a tímida. Claro que o Tim é o cão que sempre sonhámos ter.
As Aventuras dos Cinco eram lidas e relidas vezes sem conta. Aqueles pequenos-almoços! Aqueles lanches! Aquelas tartes de framboesa, aqueles queijos, os ovos e o presunto, enfim, o leite as natas! Como nos abria o apetite as refeições que os Cinco tomavam.
Os Pais da Ana e do Júlio, sempre tão ausentes, o cientista Pai da Zé, e a Mãe sempre tão condescendente, sempre ao lado deles. Tudo era perfeito.
E como era fácil distinguir os “bons” dos “maus”. Tudo encaixava na perfeição de uma vida e de um tempo que hoje não passa de uma longínqua memória.
Porém, ainda hoje as Aventuras dos Cinco continuam a ser lidas. Mesmo com os brinquedos da mais moderna tecnologia, é impossível deixar de sonhar com aquelas aventuras. Ainda bem que assim é.
Três
Amigos quiseram deixar na Casa de um Quarto as sua recordações. Passámos por lá, mas deixamos aqui a nossa Memória. Lemos todas as 21 Aventuras. Com uma certeza enorme diremos que o primeiro livro que lemos foi «Os Cinco no Lago Negro», que guardamos, além de outros dez.
Em Abril de 1997 saiu uma 22.ª Aventura, intitulada «Os Cinco e a Luz Misteriosa». São onze pequenas histórias que foram compiladas num volume. Contudo, a capa não nos diz nada, porque só consideramos as Aventuras dos Cinco aquelas que têm as capas e contracapas do nosso tempo. Também, há «Novas Aventuras dos Cinco», mas estas nada nos dizem.
AS AVENTURAS DOS CINCO SÃO VINTE E UMA, TODAS ESCRITAS POR ENID BLYTON.
Mário
.