\ A VOZ PORTALEGRENSE: Conferência

sexta-feira, dezembro 08, 2006

Conferência

IRÃO
.
Holocausto contestado
.
Conferência de negacionistas em Teerão conta com a participação de um português. Extermínio classificado de mito
.
O Governo iraniano acolhe, entre segunda e terça-feira, uma conferência para esclarecer se o Holocausto realmente existiu. E há um português que se deslocará a Teerão para ajudar o regime dos «ayatollahs» a chegar a uma conclusão final.
"Completamente irreal", é como Flávio Gonçalves classifica a possibilidade da Alemanha nazi ter procedido ao extermínio de seis milhões de judeus durante a II Guerra Mundial. Este estudante de história garante não pertencer a qualquer partido, define-sepoliticamente como sindicalista-revolucionário e eco-anarquista e considera que o Holocausto é "o álibi perfeito" para o Estado de Israel: "qualquer coisa que Israel faça de mal, tem sempre a desculpa do Holocausto. Estão sempre a bater na mesma tecla", afirmou ao Expresso antes de embarcar para Teerão o único participante luso na conferência 'Revisão do Holocausto: uma Visão Global'.
A iniciativa, organizada pelo Instituto de Estudos Políticos e Internacionais (IEPI) do Ministério dos Negócios Estrangeiros iraniano constituirá uma autêntica peregrinação de revisionistas e negacionistas do mundo inteiro, indivíduos que contestam que a tentativa deextermínio de judeus pela Alemanha nazi seja uma realidade histórica. Um movimento marginal presente principalmente na Europa e Estados Unidos, que recebe assim do actual Governo iraniano um verdadeiro balão de oxigénio no que consideram uma luta pela "liberdade de expressão" nos países em que o negacionismo é crime.
Está confirmada a presença de nomes conhecidos no meio, como o norte-americano Bradiey Smith, o francês Serge Thion ou o australiano Fredrick Toben, que já esteve detido durante sete meses numa cadeia alemã por negacionismo e cuja intervenção em Teerão se intitula 'As alegadas câmaras de gás de Auscwitz — uma análise técnica e química'. Outras referências revisionistas, como o alemão Horst Mahier, viram o seu passaporte ser confiscado pelas autoridades do respectivo país por formaevitar a deslocação. Segundo Flávio Gonçalves, foi através de Toben que lhe chegou este convite, embora o revisionista português não tenha decidido, ainda, se fará alguma intervenção.
"Se a conferência concluir que o Holocausto existiu, o Irão aceitá-lo-á", garantiu esta semana Manouchehr Mohammadi, o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros, ao apresentar o evento. Que acrescentou que, "se tal for o caso", haverá que passar à questão seguinte que é a de saber "porque é que temque ser o povo palestiniano a pagar preço das atrocidades".
.
Representantes de 30 países

.
Os organizadores contam com a presença de 'pensadores e investigadores’ de 30 países, entre os quais da Alemanha, Áustria, Bélgica, Canadá, Estados Unidos, França, Hungria, Índia, Japão Quénia, Reino Unido, Suécia, Tajiquistão e até 'alguns judeus', embora estejaafastada a presença de participantes israelitas. E embora o leque já conhecido de oradores seja quase exclusivamente composto por negacionistas, Mohammadi garante a presença de defensores das "diferentes teses".
Esta polémica conferência tem raízes na crise em torno das caricaturas do profeta Maomé, publicadas em jornais europeus no início deste ano e também da controvérsia causada pelas afirmações do Presidente iraniano que se referiu ao Holocausto como "um mito".Teerão pretende assim desafiar o que considera ser a hipocrisia da "liberdade de expressão" ocidental que permite criticar Maomé, mas não tolera que se questione o Holocausto. Para a vice-presidente da comunidade judaica em Portugal, Esther Mucznik, esta conferência "não surge por acaso". O objectivo do regime iraniano, que é o de "deslegitimar Israel", tem a ver com a imagem deste país no Médio-Oriente e no mundo árabe "que nunca o aceitou"
DANIEL DO ROSÁRIO
correspondente em Bruxelas

in, Expresso, 08 de Dezembro de 2006, p. 35, PRIMEIRO CADERNO