\ A VOZ PORTALEGRENSE: Conferência

sexta-feira, dezembro 08, 2006

Conferência

Irão discute holocausto
.
O HOLOCAUSTO aconteceu? Ou será que os relatos sobre a morte de 6 milhões de judeus não passam de um mito? As dúvidas, levantadas pelo Presidente iraniano, há cerca de um ano, serão discutidas numa conferência internacional, a realizar na próxima semana em Teerão.
Com início na segunda-feira, 11, o encontro de dois dias foi confirmado à cadeia britânica BBC pelo porta-voz do Ministério do Exterior. Segundo Manouchehr Mohammadi, o evento, anunciado pelo Presidente Mahmoud Ahmadinejad no início do ano, juntará 67 especialistas de 30 países.
Sem identificar a nacionalidade dos convidados, porque alguns tiveram os passaportes confiscados para não comparecerem, Manouchehr garante que a hipótese de confirmação do holocausto não está descartada. Se isso acontecer, a conferência tentará calcular o número de judeus que morreram durante a II Guerra Mundial, para depois explicar por que os palestinianos continuam a sofrer por algo que aconteceu há meio século.
O debate, defende o Governo iraniano, segue o exemplo do Ocidente, que, em nome da liberdade de expressão, permitiu que figuras sagradas do Islão, como o Profeta Maomé, fossem insultadas em caricaturas.
P.C.
in, Sol, p. 24 POLÍTICA & SOCIEDADE