\ A VOZ PORTALEGRENSE: Brevidades

quinta-feira, dezembro 07, 2006

Brevidades

Paula Moura Pinheiro, subdirectora de programas da 2, afirma em entrevista ao semanário Sol da passada sexta-feira, que «o poder é erótico e libidinoso».

Mário Cesariny de Vasconcelos nasceu em Lisboa a 9 de Agosto de 1923. Pintor e poeta maior, dramaturgo, ensaísta e novelista, fundador e principal representante do surrealismo português morreu a 26 de Novembro passado.

O Banco Alimentar contra a Fome recolheu, no último fim-de-semana de Novembro passado, 1509 toneladas de alimentos. Os alimentos serão distribuídos por mais de 219 mil pessoas, distribuídos por mais de 1380 instituições de solidariedade social.

A nova Lei da Televisão, ainda em fase de discussão pública, é mais liberal do que a actual, no que diz respeito a eventuais conteúdos pornográficos e violentos.

A aluna de Coimbra que ganhou, em tribunal, o processo contra o Ministério a Educação sobre os exames nacionais do ensino secundário obteve 19,8 valores no teste de Química mandado repetir por ordem jurídica. A estudante tem agora luz-verde par entrar em Medicina, que é obrigada a abrir uma vaga adicional para corrigir o erro.

A Judiciária Militar está a investigar indícios de peculato nas aquisições do Hospital da Força Aérea. A casa da ex-chefe da contabilidade foi alvo de busca.

A Inspecção-geral de Saúde (IGS) suspeita da existência de um cartel a funcionar na área do transporte de doentes em todo o país. As suspeitas surgem na sequência de uma auditoria feita a quinze centros de Saúde das sub-regiões de Lisboa, Aveiro, Portalegre, Braga e Setúbal sobre o transporte de doentes.

A renovação está na ordem do dia no Partido Comunista Português, o qual se propõe chamar até ao final de Dezembro 500 jovens a órgãos de direcção. Os comunistas projectam um grupo parlamentar radicalmente novo para o início da próxima legislatura.

Os testes de coincineração arrancaram na passada quinta-feira no Outão, serra da Arrábida, após o Tribunal de Almada ter levantado a providência cautelar interposta pelas autarquias de Palmela Sesimbra e Setúbal. Em Souselas, o Tribunal de Coimbra decidiu que só podem avançar depois de nova Avaliação de Impacte Ambiental (AIA).

O presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim, está a ponderar a hipótese de apresentar a demissão e provocar eleições regionais antecipadas, para reforçar a sua legitimidade depois do braço-de-ferro com o Governo da República por causa da nova lei de finanças locais.

A União Europeia assinou um acordo para construir o reactor termonuclear experimental internacional. O equipamento custará cerca de 10 milhões de euros e vai fazer testes de fusão nuclear, uma forma de energia limpa, usando reacções nucleares iguais às do Sol.