\ A VOZ PORTALEGRENSE: Desabafos 2022/23 - IV

quinta-feira, outubro 27, 2022

Desabafos 2022/23 - IV

Segundo o «Diário Económico», ‘A Galp foi informada pela Nigéria LNG Limited, o seu principal fornecedor de gás natural, que devido às cheias ocorridas na Nigéria ocorreu uma “redução na produção e oferta de gás natural liquefeito”».

Segundo o mesmo jornal, «“Nesta fase, nenhuma informação foi fornecida para apoiar uma avaliação dos impactos potenciais de este evento, que pode, no entanto, resultar em interrupções adicionais de fornecimento à Galp”, disse a empresa, numa nota enviada à CMVM.»

Dito por outras palavras, o aumento do preço do gás natural ao consumidor vai ser mais elevado do que aquele que estava previsto.

É um facto que calamidades como guerra, seca, chuva extrema, afectam a vida das pessoas, e este ano de 2022, já viu de ‘tudo’.

Mas verdade se diga que as cheias na Nigéria são, infelizmente, frequentes, e até agora nunca se colocara em causa a extracção do gás.

O que veio alterar todas as coordenadas da situação energética, principalmente na Europa, é ‘a guerra por procuração’ dos EUA contra a Rússia, consagrando a doutrina de Zbigniew Brzezinski, apresentada e defendida no seu livro “The Grand Chessboard: American Primacy and Its Geostrategic Imperatives” (“O Grande Tabuleiro Mundial – a supremacia americana e os seus imperativos geoestratégicos”, em tradução literal), livro esse, claro, sem tradução portuguesa.

A dependência energética europeia é uma realidade. Mas essa dependência não é exclusivamente da Rússia, como se quer fazer crer e como se comprova no caso português.

Que os Europeus voltem a ter Paz no seu Continente, e que deixem de ser ‘carne para canhão’ de interesses económicos e geoestratégicos de terceiros.

Mário Casa Nova Martins

24 de Outubro de 2022

Rádio Portalegre

https://jornaleconomico.pt/noticias/inundacoes-na-nigeria-podem-resultar-em-interrupcoes-de-fornecimento-a-galp-949969