\ A VOZ PORTALEGRENSE: Desabafos 2022/2023 - I

terça-feira, setembro 13, 2022

Desabafos 2022/2023 - I

Que ano este de 2022! Enquanto a inflação galopa, os portugueses vivem como se não houvesse um amanhã.

Confiantes que o Estado deles cuida, o endividamento das Famílias, quer seja pela compra da habitação, seja pelo consumo, cresce de uma forma que a médio prazo será insustentável.

E o Estado transformou-se numa Instituição caritativa, assistencialista, que ‘em vez de ensinar a pescar dá o peixe’. Pouco falta que esse mesmo Estado dê o ‘peixe’ já cozinhado e sem espinhas.

E aí de quem lembrar o conto da cigarra e da formiga!

Este verão que está prestes a terminar, falho de água porque o ano não foi chuvoso, pelo contrário, foi vivido com uma intensidade inaudita. Praias, restaurantes, viagens, compras de todo o tipo, marcaram o dia-a-dia. O futuro que espere.

A descapitalização, a inexistência de poupanças, nada preocupa. Se existir nova bancarrota, o FMI ou a União Europeia virão em socorro. Não há que haver preocupações.

E assim os Portugueses vivem as suas vidas despreocupadamente. Telenovelas, futebol, festas populares, ocupam as suas necessidades. É o viver no melhor dos mundos!

Mas o Outono está a chegar. E a ele seguir-se-á o Inverno.

Quem hoje for como a formiga, nos rigorosos dias que se aproximam, a tempestade será mais branda, enquanto a cigarra derramará lágrimas, querendo que o Estado a socorra.

Esta é a fábula dos dias que correm. E não vale a pena remar contra a maré. Quem vier a seguir que feche a porta.

Mário Casa Nova Martins

12 de Setembro de 2022

Rádio Portalegre