\ A VOZ PORTALEGRENSE: Hitler e Estaline

sexta-feira, maio 07, 2021

Hitler e Estaline


A estafada frase “a História é escrita pelo vencedor” encerra uma verdade inquestionável.

Contudo, há sempre quem, não temendo as consequências, ameaças e ostracismo, desafie a ortodoxia oficial e vá em busca da verdade. Da Verdade!

Há a História da Segunda Guerra Mundial, a história e a estória.

Em Portugal editam-se, e então nos últimos tempos tem sido um ‘fartote’!, livros sobre a estória da segunda guerra mundial, sempre o mesmo tema, sempre a mesma narrativa, sempre o mesmo culpado, e esses livros de estória vendem-se ‘que nem pães quentes’!

Há também, pouquíssimos, livros editados em Portugal que relatam factos e personagens daquele período da Guerra Civil Europeia 1914-1945 com rigor, com verdade histórica, como os de Ian Kershaw, Martin Gilbert ou Anthony Beevor. Mas sempre dando ênfase aos vencedores, não questionando a fundo as razões dos vencidos.

É por essa razão que se torna fundamental ler o livro de Rui Manuel Silva «O Lobo e a Hiena», que estuda as causas que levaram à intervenção alemã na então União Soviética.

Os documentos apresentados provam os porquês.

«O Lobo e a Hiena» foi editado pela Aletheia Editores, e, sendo uma obra que não segue os cânones ‘oficiais’, é difícil de encontrar em livrarias, mas encontra-se disponível no site da editora e também na Wook.

Quanto ao clássico sobre esta temática «O Grande Culpado – O Plano de Stalin para iniciar a Segunda Guerra Mundial», de Viktor Suvorov, existe apenas a edição brasileira. Dada a temática, nunca qualquer editora portuguesa se interessou em editá-lo.

Pelas mesmas razões, obras de Robert Conquest, sobre o Holodonor e outros temas soviéticos, nunca foram traduzidas em Portugal. Ou as de David Irving. As de Anne Apllebaum estão esgotadas e não serão reeditadas. E assim por diante.

Portugal, dito país de brandos costumes, vive hoje uma ditadura de pensamento único,  pior do que nos tempos da Segunda República!

Mário Casa Nova Martins

https://www.wook.pt/livro/o-lobo-e-a-hiena-rui-manuel-silva/20286139?fbclid=IwAR2B2hm7dRXIXF7vZub-Iqw8wX9oMxAU2UonPx_9_zhEkSI5OYZw0iN5AlA

https://www.aletheia.pt/products/o-lobo-e-a-hiena-o-plano-para-a-conquista-da-europa?_pos=1&_sid=91769e174&_ss=r&fbclid=IwAR2qQUxIFOvBm8X3T3kuqBGgSrB8Jh2AQJ10n_3L2d0OHPBS3a9IUfV67nQ