\ A VOZ PORTALEGRENSE: Desabafos 2018/2019 - XVIII

segunda-feira, maio 06, 2019

Desabafos 2018/2019 - XVIII

Nem parece que no próximo mês de Maio vai começar o ciclo eleitoral com as eleições para o Parlamento Europeu.
Embora haja movimentações partidárias, com os principais candidatos às europeias a tentarem conquistar votos num eleitorado cada vez mais distante e crente na política e principalmente nos partidos do sistema, do CDS ao BE, tudo parece desinteressante, o que prenuncia uma altíssima taxa de abstenção eleitoral.
Mesmo com o aparecimento de dois novos partidos, ambos ditos centristas, não de direita, o do ‘dinossauro político’ Pedro Santana Lopes, e o do ‘novato’ André Ventura, nada consegue entusiasmar o eleitorado, que, se por um lado continua ‘cativo’ de um complexo de esquerda, por outro, o desencanto com a classe política é cada dia que passa maior.
A União Europeia é contestada, mesmo em Portugal, país subsídio-dependente dela própria. Os eurocratas são uma ‘casta’ que decide à revelia dos Povos, o seu poder nunca foi emanado do voto popular, a eurocracia é um estado dentro da EU, nada diz ao cidadão comum.
A uma Europa federalista, nunca como hoje é importante contrapor uma Europa das Nações. O Brexit prova a tirania que domina a UE. A UE está a humilhar o Reino Unido, esquecendo a lição do também humilhante Tratado de Versailles.
Mais do que memória curta, a UE tem uma existência tão curta que a sua memória é uma não-memória.
Do nacionalista PNR ao estalinista PCP, passado pelos partidos do centrão, a ‘oferta’ é muita e variada. Os portugueses, cansados de vãs promessas eleitorais, têm a palavra, melhor, o voto. Ao exercer o direito de votar, fazem escolhas, opções. Para que tudo fique na mesma.
A política já não é o que era!
Rádio Portalegre, 8 de Abril de 2019