\ A VOZ PORTALEGRENSE: Desabafos 2018/2019 - XVI

terça-feira, março 12, 2019

Desabafos 2018/2019 - XVI

Em 11 de Março de 2019, o dia de hoje, poucos recordam o 11 de Março de 1975.
Mas foi um dia importante para esta Terceira República o dia 11 de Março de 1975, também conhecido pelo “golpe spinolista”, e que mais não foi do que uma quartelada entre duas facções das forças armadas portuguesas, habilmente aproveitada pelo PCP e seus satélites, junto com os outros partidos e movimentos de extrema-esquerda para começarem o processo revolucionário, que no fim tinha como objectivo a instauração de um regime marxista-leninista, vulgo comunista.
Só meses depois, em 25 de Novembro de 1975, esta desastrosa aventura, de que ainda hoje há resquícios, teve o seu epílogo, com nova quartelada, da qual saiu vencedora a facção das forças armadas menos radical.
Estes são episódios da História desta Terceira República, esquecidos por alguns, propositadamente esquecidos por outros, e, não há que duvidar, longe da preocupação dos portugueses, que estão mais preocupados com tramas das telenovelas, do futebol, e acima de tudo amantes de circo, seja ele ou tenha ele a forma que tiver.
Com o 11 de Março de 1975, Portugal regrediu na economia com as nacionalizações na banca e nos seguros, regrediu na agricultura com as selvagens ocupações de terras, regrediu na indústria com as selvagens ocupações de fábricas. Nada escapava à sovietização dos bens de produção, nenhum sector da economia escapou à danosa administração socialista.
Compreende-se que, passados quarenta e quatro anos, tudo se faça para esquecer este tenebroso dia 11 de Março de 1975. 
Rádio Portalegre, 11 de Março de 2019