\ A VOZ PORTALEGRENSE: Desabafos 2013/2014 - XIV

terça-feira, abril 29, 2014

Desabafos 2013/2014 - XIV

O dito jornal de referência, o semanário Expresso do passado 12 de abril, titulava na primeira página e como destaque principal que hoje o «Salário mínimo [é] mais baixo do que em 1974», acrescentando que «Mesmo que aumente para 500 €, valerá menos em termos reais do que há 40 anos».
Este facto, que além de económico é político, mostra a crua realidade de Portugal.
Por muito que se queira negar, hoje, fruto de uma demagogia de quatro décadas em torno de uma palavra que o tempo mostrou não passar de uma falácia, o socialismo, vive-se uma sociedade cada vez mais egoísta, cínica e sobretudo com um apurado sentido de inveja, a par de um empobrecimento generalizado da população portuguesa.
Palavras como solidariedade, camaradagem, amizade, não passam de simulacros de um sentir e viver egocêntrico.
Também Valores como Família, Estado, Nação, há muito que se perderam, tal como o respeito pela Religião.
Portugal é um país pobre em recursos naturais, mas mesmo assim, a agricultura, as pescas e a indústria tinham no seu conjunto relevância na sua economia.
Contudo, os seus governantes deixaram-se ir no canto da cigarra, e a troco de dinheiros fáceis deixaram que a indústria, as pescas e a agricultura fossem destruídas.
E aqueles que lucraram com este péssimo negócio, são hoje aqueles mesmos que estão por detrás da política de austeridade, política essa que teve lugar por três vezes nestes últimos quarenta anos, fruto de três bancarrotas nas quais Portugal mergulhou pela cupidez.
Sem políticas de futuro, sem futuro, Portugal vive hoje um dia-a-dia de apagada e vil tristeza.
in, Rádio Portalegre, Desabafos, 28/04/2014
Mário Casa Nova Martins
*