\ A VOZ PORTALEGRENSE: Luís Filipe Meira

quarta-feira, março 19, 2014

Luís Filipe Meira

O Projeto TriumPHONIA no Brasil
*
O projeto TriumPhonia nasceu de uma ideia de Augusto Vintém, uma espécie de homem dos 7 instrumentos, que achou por bem criar um grupo que desse resposta ao seu ecletismo como músico apostando na sonoridade do piano, guitarra e percussão como suportes da voz.
Vocacionando-se para múltiplas vivências musicais em diversas vertentes criando repertórios alternativos para públicos e programas variados, sejam as iniciativas de carater cultural ou recreativo.
Se bem o pensou, melhor o fez. Até porque o campo de recrutamento para parceiros que o acompanhassem no projeto era vasto e não oferecia dificuldades de maior, quer em termos quantitativos, quer qualitativos. A escolha recaiu para a voz e guitarra em Jerónimo Curinha aka Jóminho, um autodidata de enorme experiência e talentos múltiplos que, por razões que a razão desconhece, nunca enveredou pela carreira profissional, mas como amador construiu na região uma sólida reputação como fadista mas também como cantor de música popular. Para a percussão avançou José Durão, multi-instrumentista de enorme experiência que para além do percurso local e regional dos grupos de baile, ainda teve uma bem-sucedida experiência fora de portas em orquestras espanholas de rumba e salsa.
A TriumPHONIA para além do trio referido que forma o chamado núcleo duro tem versatilidade suficiente para integrar músicos convidados conforme os programas propostos.
O projeto teve um pré apresentação em Outubro do ano passado nos Paços do Concelho de Castelo de Vide, tendo como artista convidada a cantora Vera Soldado.
Na próxima semana o grupo desloca-se ao Brasil para três concertos em Brasília e um em Lusiânia, no âmbito da missão empresarial e promocional da Região do Alto Alentejo, a Luziânia, Brasília e Região Centro Oeste do Brasil, organizada pela Nerpor–AE em parceria com a CIMAA, Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo com o intuito de promover as relações económicas, turísticas e culturais entre as duas regiões.
Para estes concertos a TriumPHONIA irá assentar a sua apresentação numa mescla dos reportórios de fado e música portuguesa, levando como convidados a cantora Vera Soldado e António Eustáquio em guitarra portuguesa.
O concerto de apresentação da TriumPHonia à cidade de Portalegre acontecerá no Centro de Artes e Espetáculos no dia 3 do próximo mês de Maio.