\ A VOZ PORTALEGRENSE: Finis Mundi - A Última Cultura

sexta-feira, dezembro 17, 2010

Finis Mundi - A Última Cultura

Decorreu no passado dia 9 de Dezembro a apresentação do primeiro número da revista Finis Mundi – A Última Cultura. Numa das salas do Palácio da Independência, no Largo de São Domingos em Lisboa, completamente cheia, teve lugar a conferência de Alain de Benoist, antecedida pela apresentação, quer da revista, quer do conferencista, a cargo de António Marques Bessa.
Uma vez que o segundo número da Finis Mundi reportará esta sessão, apenas deixamos a certeza de que tudo correu como o previsto, constituindo um serão de grande valor cultural e cívico.
Tivemos o grato prazer de cumprimentar Alain de Benoist, um dos nossos principais ideólogos, que conhecemos primeiro através de um artigo de Diogo Pacheco de Amorim, inserido no primeiro número da revista Futuro Presente, sobre o livro Les idées à l‘endroit, a continuação de Vue de droite, este que foi traduzido para português, se bem que não na sua totalidade.
Leitores que somos da Éléments e da Nouvelle École vai para três décadas, e leitores de livros seus, conhecemos bem o pensamento de Alain de Benoist, que admiramos, respeitamos e comungamos em larga medida.
Também voltámos a encontrar o prof. doutor António Marques Bessa, que não víamos desde que proferira uma conferência no Colégio Via Sacra em Viseu.
Temos todos os seus livros, e desde que o conhecemos pela leitura de revistas como a Resistência, Terceiro Milénio ou Futuro Presente, até o conhecermos pessoalmente num almoço em que estava Marques Bessa, Jaime Nogueira Pinto, José António Mouraz Lopes e nós, uma profunda cumplicidade intelectual a par de uma estima pessoal se construiu.
Também queremos neste momento recordar a presença do prof. doutor António Marques Bessa em Coimbra para apresentar a conferência que o prof. doutor Jorge Borges de Macedo proferiu na Faculdade de Letras, estando também presente o nosso amigo Vítor Luís Rodrigues.
Desta forma, não podíamos ter estado em melhor lugar e hora, naquela noite de quinta-feira 9 de Dezembro de 2010.
Uma palavra final de agradecimento para o director da Finis Mundi, Flávio Gonçalves, pela oportunidade que nos deu em participar neste número da revista, e deixar expressos os parabéns pelo sucesso desta iniciativa, revista e conferência.
Mário Casa Nova Martins
*
Apresentação de António Marques Bessa
*
Conferência de Alain de Benoist
*
Flávio Gonçalves, director da Finis Mundi - A Última Cultura
*
*