\ A VOZ PORTALEGRENSE: Luís Pargana

quarta-feira, abril 14, 2010

Luís Pargana


“Memórias da cidade” - Manuel Passinhas
8 de Abril a 2 de Maio
*
A Biblioteca Municipal do Crato, instalada no edifício da antiga cadeia desta vila, recuperado por um projecto do arquitecto Sequeira Mendes, está a recuperar as duas salas do seu piso térreo para apresentação de projectos artísticos diversos.
Com o objectivo de dar a conhecer artistas emergentes, a par com nomes consagrados do mundo das artes plásticas, este espaço de Galeria de Exposições Temporárias pretende complementar a oferta cultural proporcionada pela Biblioteca, no âmbito das suas actividades regulares.
É neste contexto que se inaugura na quinta-feira, 8 de Abril, uma exposição de pintura de Manuel Passinhas, pintor alentejano, que nos apresenta uma proposta pictórica que narra tempos gravados na sua memória. “Memórias da cidade” é, precisamente, o título que atribui à sucessão de imagens e de histórias presentes nas telas que compõem esta Exposição e que poderá ser vista até 2 de Maio de 2010.
No catálogo da Exposição pode ler-se o seguinte poema de Miguel Rego, a sintetizar a harmonia que se desenlaça na pintura de Manuel Passinhas:

Casa a casa
A cidade constrói-se na ilusão adiada
No silêncio e no medo dos homens
Casa a casa
O branco
A ausência
O fim da rua
O ruído incessante
O incandescente das ruas recortadas a compasso e escala
O nome do desconhecido a identificar a morte

Fica, assim, feito o convite para uma visita à Biblioteca Municipal do Crato e às cores encantatórias e envolventes das cidades oníricas da arte de Manuel Passinhas.
Luís Pargana