\ A VOZ PORTALEGRENSE: JANUS - Projecto Cultural

terça-feira, abril 13, 2010

JANUS - Projecto Cultural

*
Quando a revista “Plátano” foi criada gerou-se à sua volta um movimento que, passo a passo, foi reunindo pessoas com diversos perfis, diferentes bases culturais e de dispares locais de origem que, ao realizaram um projecto de relevo, “A comemoração dos oitenta anos do Padre Patrão” se foram dando a conhecer uns aos outros e cimentando a sua amizade.
As saudáveis e divertidas refeições que em comum foram fazendo, propícias à troca de ideias e ideais, deram origem à Associação JANUS – Projecto Cultural.
Porquê JANUS?
JANUS, o deus romano, está na origem do vocábulo Janeiro, o mês do início.
Representado por duas cabeças unidas pelas nucas, – daí o nosso logotipo – JANUS é o porteiro celeste, o responsável pelo “abrir” e “fechar” das portas. Portas da cultura, da civilidade, da intervenção cívica, do apaziguamento, esta a razão da denominação da nossa associação.
A JANUS pretende dar início a uma intervenção cívica e cultural, aberta e diferente, intervindo de forma apaziguadora, demonstrativa da capacidade que os portalegrenses podem ter de criar e construir uma cidade branca e moderna, capaz de olhar o futuro e o presente com esperança e dinâmica.
Não queremos querelas nem polémicas, antes pretendemos provocar o conhecimento dos cidadãos portalegrenses entre si, criando interacções produtivas e fomentando desenvolvimento social, cultural e económico.
Para os jantares coloquiais que estamos a organizar serão convidadas para palestrar pessoas activas, com poder de intervenção social, real e actuante e, para com elas conviver e estabelecer diálogo, membros da nossa sociedade que não pertençam nem ao seu grupo de trabalho nem às suas relações do dia-a-dia. Só assim o interventor poderá conhecer e ser conhecido por mais gente e, consequentemente, estabelecerem-se novas pontes dinâmicas de entendimento e criação de riqueza intelectual tão necessárias ao são desenvolvimento social.
Portalegre, 31 de Março de 2010
Américo Agostinho
Avelino Bento
Carlos Juzarte Rôlo
Fernando Correia Pina
José Manuel Polainas
Mário Casa Nova Martins
*
No seu lançamento público, através de uma conferência de imprensa realizada em 31 de Março passado, a Associação JANUS - Projecto Cultural contou com o apoio das seguintes Instituições da cidade de Portalegre:
*
*
*
*
*
*
*