\ A VOZ PORTALEGRENSE: Feira de Velharias

sábado, março 17, 2007

Feira de Velharias

Entendeu que manda, que a Feira de Velharias passasse para o terceiro sábado do mês. Todavia, mudou a data mas piorou o certame, se possível fosse, dada a pouca frequência de vendedores e de compradores. Muito dificilmente terá futuro.

Mas, ainda assim, foi possível encontrar uma modesta no tamanho mas importante no conteúdo “Antologia Poética” de
Teixeira de Pascoaes, pseudónimo literário de Joaquim Pereira Teixeira de Vasconcelos (2 de Novembro de 1877 - 14 de Dezembro de 1952), com uma curta Nota Introdutória de Ilídio Sardoeira. Este opúsculo é datado de 1977, ano do centenário do nascimento do Poeta de Amarante.
A SOMBRA HUMANA

Quando passeio, ao longo dos caminhos,
Batem asas de medo os passarinhos;
Escondem-se os répteis, no tojo em flor.

Meu ser espalha um trágico pavor
Nas pobres criaturas,
Que, neste mundo, vivem às escuras!

Avezinha fugindo ao ruído dos meus passos,
Se o que eu sinto por ti, acaso pressentisses,
Tu virias fazer o ninho, nos meus braços…

Virias ter comigo, ó pedra, se me ouvisses!

Vida Etérea (edição do autor), p.89
in, Antologia Poética, p.32
Também encontrámos “Infância de Que Nasci” de Natércia Freire. É composto por doze “memórias da infância”, tal como a Autora define a obra no início do livro.
De referir os desenhos de Ofélia Marques que acompanham as histórias “Viram as Estrelas”, “A Outra Menina” e “O Meu Dia”.
O livro não tem data, mas consultando o livro da Autora “Os Intrusos”, fica-se a saber que “Infância de Que Nasci” data de 1955, ano em que é convidada para dirigir a Página de Artes e Letras do Diário de Notícias por Augusto de Castro, e obteve o Prémio da Academia das Ciências. [mj]