\ A VOZ PORTALEGRENSE: Crónica de Nenhures

quinta-feira, março 15, 2007

Crónica de Nenhures

O “novo” e o “velho” CDS
.
A primeira derrota do “velho” CDS aconteceu em Viana do Castelo, com a vitória de Francisco Cavaleiro de Ferreira no III Congresso da Juventude Centrista.
À época, o “velho” estava com João de Mattos e Silva e o “novo” com Cavaleiro de Ferreira.
E “quem” era o “novo” CDS? Francisco Lucas Pires!
Terminado o mandato, Francisco Cavaleiro de Ferreira não quis recandidatar-se, e no Congresso seguinte, o “famoso” Congresso de Tróia…, as duas listas concorrentes à liderança eram encabeçadas por Luís Queiró pelo “velho”, e pelo “novo” Alexandre de Sousa Machado. Teresa Almeida Garrett era Vice-Presidente de Sousa Machado.
Em Tróia, a lista de Alexandre Sousa Machado e Teresa Almeida Garrett abandonou o Congresso, por irregularidades processuais por parte da lista de Luís Queiró. E a Direcção do CDS, de Freitas do Amaral, veio a dar razão a Queiró, “recuperando” assim a Juventude Centrista…
A Freitas do Amaral seguiu-se Lucas Pires. Depois de Lucas Pires veio Adriano Moreira, novamente Freitas do Amaral, Manuel Monteiro, Paulo Portas e Ribeiro e Castro.
Com José Ribeiro e Castro o “velho” CDS regressa em força.
Quando Adriano José Alves Moreira ganha a liderança do CDS, o “velho” CDS não só se afasta do novo Líder, como nem por um segundo deixa de o atacar, lembrando a toda a hora o seu passado político no Estado Novo, e acusando-o de “desvio de Direita”.
Ribeiro e Castro, então delfim de Freitas do Amaral, é dos mais, senão o mais virulento contra Adriano, tendo-se, inclusive, desfiliado do CDS! E fora do Partido continuou a atacar a direcção de Adriano Moreira.
Com Manuel Monteiro, Ribeiro e Castro tenta o regresso ao Partido, mas Adriano não mostrou receptividade à ideia, chegando a dizê-lo ao seu afilhado de casamento. Mas Ribeiro e Castro mais tarde lá regressou, refiliando-se por Beja…
As relações com Adriano Moreira estão neste momento normalizadas, tendo o Professor sido indigitado para um cargo de nomeação política por proposta de Ribeiro e Castro.
Mário Casa Nova Martins
.
Post-Scriptum – A Direcção Lista “A” tinha a seguinte constituição:
.
Presidente
_ Francisco Cavaleiro de Ferreira
Vice-Presidente
_
Lídia Braga da Cruz
Secretário-Geral
_
Manuel Ferreira da Costa
Secretários Nacionais
_ Henrique Paulo Garrido
_ João Sant’Ana
_ Jorge GoesLista
_
Luís Queiró

A Distrital da JC de Coimbra, liderada por Henrique João Bento, apoiou a Lista “A”.
Desta Distrital, António Lobo Xavier foi eleito para a Comissão Política, João Henrique Bento para o Conselho Nacional, e nós para a Comissão Nacional de Admissão, Fiscalização e Disciplina, todos, claro, pela Lista “A”.
Mário