\ A VOZ PORTALEGRENSE: O Selo e os Woke

quinta-feira, maio 18, 2023

O Selo e os Woke

O selo comemorativo das Jornadas Mundiais da Juventude, JMJ, é uma alusão à caravela estilizada do “Padrão dos Descobrimentos”, o monumento que retracta a expansão além-mar de Portugal que fica nas margens do rio Tejo, em Lisboa. A cidade vai ser a sede da Jornada Mundial da Juventude no início de Agosto.

O selo comemorativo do Vaticano para o evento deste ano foi emitido na terça-feira, 16 de Maio. E desde logo foi alvo da crítica da Esquerda Woke.

Mas não só. Dentro da própria igreja católica de imediato se manifestaram vozes contra o dito selo, encabeçadas por um malfadado bispo português.

O selo foi retirado do mercado devido ao “significado ideológico do Padrão dos Descobrimentos e da estética usada na concepção do selo, em tudo idêntica à propalada pelo Estado Novo, como o próprio bispo e historiador Carlos Azevedo referiu”. (1)

Quem é Carlos Azevedo?

_ É um individuo que era bispo coadjutor da diocese de Lisboa, e que devido à sua pública homossexualidade foi enviado para Roma, onde é ‘figura de proa’ do lóbi gay no Vaticano.

O que acima está escrito é do domínio público, uma vez que a própria comunicação social fez desta caso notícia destacada. (2)

Azevedo considera a imagem como “nacionalista” e “de péssimo gosto”, quiçá querendo, entre outras alterações, que a Bandeira de Portugal fosse substituída pela ‘bandeira arco-íris’, símbolo da comunidade LGBTQI+, uma minoria que quer impor à maioria os seus comportamentos desviantes.

Mas Azevedo não se fica por aqui nas críticas, afirmado ainda que “certamente o Papa Francisco não se identifica com esta imagem nacionalista que contraria a fraternidade universal”, e considera que o selo “recorre a uma obra muito conotada e evoca epicamente uma realidade pastoral que não corresponde a esse espírito”. (3)

Cada um que faça a sua própria leitura do grafismo do selo. Mas que dentro da igreja católica os «fumos de satanás» de que o papa Paulo VI falava após o Vaticano II, são cada vez mais evidentes, é uma evidência!

E já não bastava um papa progressista, o jesuita Bergoglio. Agora também um bispo Woke!

Mário Casa Nova Martins

(1)   https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/vaticano-retirou-polemico-selo-da-jmj-de-circulacao

(2)   https://www.dn.pt/portugal/homossexualidade-de-d-carlos-azevedo-era-conhecida-3066918.html

(3)   https://setemargens.com/fundacao-jmj-rejeita-leituras-abusivas-de-novo-selo-do-vaticano/

*

Azevedo