\ A VOZ PORTALEGRENSE: «SEMPRE DETESTEI OS CATÓLICOS PROGRESSISTAS»

terça-feira, abril 25, 2023

«SEMPRE DETESTEI OS CATÓLICOS PROGRESSISTAS»

(…)

«Um dia, eu e o Vasco [Pulido Valente] fomos convidados para ir a uma festa em casa dos Vaz da Silva e fiquei horrorizada com o que encontrei, porque não sou de ir a orgias sexuais. Achei que o Alberto e a Helena Vaz da Silva e o João Bénard da Costa estavam a brincar comigo. Não sei se era uma prática comum, porque só lá fui uma vez, mas achei aquilo um nojo. Nunca mais lá quis voltar. Estavam todos nus, a fazer amor uns com os outros. Um estava dentro de uma banheira com uma daquelas coisas triangulares que os bispos põem na cabeça. Era uma espécie de dessacralização da religião, e acho que nem o faziam por gostarem muito de sexo, nem aquilo era terno ou envolvia amor. Creio que teria muito a ver com o Maio de 68, momento político que nunca me entusiasmou, quanto mais não fosse por falta de tempo. Ainda me perguntaram: «Porque não te despes?»; respondi: «Muito obrigada, mas não.» Achei aquilo horrível, ainda por cima eram todos feios, gordos, pelo menos na aparência. Aquela situação deveria ser muito rara, não penso que fosse comum."

(…)

in, 

https://www.dn.pt/cultura/uma-longa-viagem-com-maria-filomena-monica-16209442.html

Compra:

https://www.wook.pt/livro/uma-longa-viagem-com-maria-filomena-monica-joao-ceu-e-silva/28182782