\ A VOZ PORTALEGRENSE: Desabafos 2022/23 - XIII

terça-feira, fevereiro 28, 2023

Desabafos 2022/23 - XIII

A guerra entre os EUA e a Rússia tem um ano. E no final desse ano, parece que está para continuar. A NATO, outrora uma organização defensiva, agora e sempre sob comando dos americanos transformou-se numa força militar ofensiva. E como se isso não bastasse, quer trazer para o palco da guerra a China.

O teatro de guerra está no midland europeu. Se a NATO conseguir que a China, um país asiático, entre no conflito, fará com que este vá para os mares, para o Pacífico. E será o começo de uma confrontação global, na qual EUA, Rússia e China serão os grandes protagonistas.

Portugal, membro da NATO, está presente no confronto Rússia – EUA, que se desenrola em solo ucraniano.

Como membro da NATO, Portugal está de um dos lados da guerra. E o lado em que está Portugal é o lado dos “bons”. E quem define quem são os “bons” e quem são os “maus”?

Não será preciso estudar aprofundadamente Geopolítica para perceber as razões deste conflito que assola parte da Europa, mas cujas ‘ondas de choque’ há muito chegaram a este Portugal do fim da Europa.

Neste segundo ano de conflito, armas cada vez mais potentes serão utilizadas. A escalada belicista não irá abrandar. Não haverá lugar para a paz, e muito menos tréguas, enquanto a potência dominante mundial quiser continuar esta guerra, longe das suas fronteiras, mas que serve os seus interesses económicos, e, por que não dizer-se, serve os lóbis armamentistas, os quais durante o quadriénio 2017-2021 estiveram sem clientela.

O tempo é de falcões e não de pombas. E o Povo é quem mais sofre.

Mário Casa Nova Martins

27 de Fevereiro de 2023

Rádio Portalegre