\ A VOZ PORTALEGRENSE: Duarte Branquinho

terça-feira, janeiro 31, 2023

Duarte Branquinho

Caminhando entre as ruinas deste tempo crepuscular, lembrar os Mestres do Passado, honrar os Amigos não é tarefa fácil. Mas é exactamente isso que Duarte Branquinho faz no seu livro recentemente saído dos prelos «Livros Lidos Amigos Idos».

O seu anterior livro, «Ideias a Contracorrente», de 2016, já deixava antever que o Duarte iria continuar a trazer textos que marcaram, e marcam, um tempo de grande labor intelectual.

A memória, o respeito e a gratidão são Valores que, nesta finisterra de uma Europa decadente, há muito deixaram de ser cultivados. E é justamente por tal, que ler o livro de Duarte Branquinho, além de urgente é importante para lembrar o cânone de uma Direita órfã de líderes e de figuras tutelares no campo da Literatura, do Ensaio, da Filosofia, da História, da Política.

Heraclito, Tucídides, Marco Aurélio, Shakespeare, Boccaccio, Nietzsche, junto com, Alain de Benoist, Carl Schmitt, Jaime Nogueira Pinto, António Marque Bessa, Joaquim Veríssimo Serrão. Também Jorge Luís Borges, L-F Céline, Bonnard, Rodrigo Emílio, José Campos e Sousa. Os Amigos. E sempre Ernst Jünger, Guillaume Faye.

O Duarte tem uma grande cultura, que se traduz numa escrita erudita mas ao mesmo tempo cativante, que conduz o Leitor para autores e fazedores de História, que são também mestres deste escriba.

A cumplicidade ideológica não impede de se afirmar a importância que é ler «Livros Lidos Amigos Idos». Muito se fica a conhecer do percurso cívico e intelectual do Autor, mas também dá bibliografia sobre os autores que estuda.

No tempo presente é cada vez mais difícil encontrar obras desta valia. Vive-se um tempo de ‘fim-de-época’, onde a mediocridade é lei. Por tudo, «Livros Lidos Amigos Idos» é uma ‘pedrada no charco’ na indiferença reinante face a Valores como a Cultura, a Cidadania e a Amizade.

Mário Casa Nova Martins

*
Livros Lidos Amigos Idos
.
Ideias a Contracorrente