\ A VOZ PORTALEGRENSE: Desabafos 2022/23 - VI

quarta-feira, novembro 23, 2022

Desabafos 2022/23 - VI

Enquanto o actual executivo socialista continua calmamente a afundar-se em escândalos de corrupção e outros, o povo prepara-se para assistir aos jogos de futebol do campeonato do mundo no Qatar, esse país que cultiva tanto a liberdade política como a liberdade de culto. Enfim, o poder do dinheiro e a corrupção sempre andam de mãos dadas.

Qatar, um exemplo que não é exemplo quanto a liberdades. Mas há pior, como a Arabia Saudita, mas a esta, como aliada dos ocidentais americanizados, tudo lhe é permitido, em nome, claro, de petróleo e gás. As liberdades, os chamados direitos humanos só são importantes quando a economia não é senhora dos interesses em jogo.

E assim vai o país, um país adormecido pelo futebol, pelas telenovelas, e pelas promessas de um governo que tudo promete e nada cumpre.

Por toda a Europa os cidadãos mobilizam-se contra o aumento do custo de vida, por melhores regalias sociais. Mas em Portugal nada se passa, as gentes parecem anestesiadas, sem vontade ou coragem para lutar pelos seus direitos, continuamente violados.

É mesmo assim, e quando surge uma notícia como aquela que agora se reproduz, nada se passa! Pois é.

«Cinco dos maiores bancos a operar no mercado nacional – Caixa Geral de Depósitos, novobanco, BPI, Santander e BCP ­– lucraram quase 1.942,4 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano. Feitas as contas, dá uma média diária de mais de 7,1 milhões por dia. O negócio bancário subiu e as instituições financeiras voltaram a ‘carregar’ nas comissões.»

E mais!

«A liderar novamente o pódio está a Caixa Geral de Depósitos (CGD) que viu aumentar os seus lucros em 61% para 692 milhões de euros nos primeiros nove meses.»

Por tudo isto, abençoado futebol que aí vem!

Mário Casa Nova Martins

21 de Novembro de 2022

Rádio Portalegre

https://ionline.sapo.pt/artigo/785481/banca-lucra-mais-de-7-1-milhoes-por-dia-ate-setembro?seccao=Dinheiro_i