\ A VOZ PORTALEGRENSE: Desabafos 202172022 - XI

quarta-feira, março 02, 2022

Desabafos 202172022 - XI

Vai haver novo governo. É um governo com maioria absoluta e de um só partido.

O seu líder, na qualidade de primeiro-ministro, já foi chamado de Afonso Costa por dois radicais de esquerda, Fernando Rosas e Pacheco Pereira.

Apenas uma nota de rodapé. José Pacheco Pereira é militante do PSD, mas nunca abandonou a praxis marxista, mantendo o seu radicalismo maoista.

Chamar a António Costa de Afonso Costa, e logo por quem, Pacheco Pereira e Fernando Rosas, mostra o que aí vem.

Afonso Costa foi a figura marcante da Primeira República. É mais conhecido pelo seu anticlericalismo, de quem Fernando Rosas e Pacheco Pereira são discípulos.

Mas a acção governativa de Afonso Costa caracterizou-se pelas fases de maior intolerância do Partido Democrático. Afonso Costa e o Partido Republicano, depois Partido Democrático, fizeram do País um campo de guerra civil latente, com bombas, atentados, prisões e assassinatos.

Afonso Costa defendeu o maior radicalismo na política e é o principal responsável pelo fim da Primeira República.

Pacheco Pereira e Fernando Rosas, ébrios dos malefícios de Afonso Costa, quererão que António Costa seja o Afonso Costa desta Terceira República!

E há indícios de cinismo e prepotência no discurso do indigitado primeiro-ministro, ao defender que há partidos políticos de primeira e outros de segunda, mostrando que considera que há o voto que é ‘bom’, e o voto que é ‘mau’.

Quem já esqueceu a ameaça, que o tempo veio a provar ser real, de que “quem se mete com o PS, ‘leva’!”?

Mário Casa Nova Martins

21 de Fevereiro de 2022

Rádio Portalegre