\ A VOZ PORTALEGRENSE: Desabafos 2021/2022 - X

terça-feira, fevereiro 08, 2022

Desabafos 2021/2022 - X

Provou-se uma vez mais que Portugal é sociologicamente socialista. Mais do que de esquerda, é socialista, daí se compreender que em termos económicos o país está mais perto de uma Venezuela ou de uma Cuba do que da larguíssima maioria dos países da União Europeia.

Parece exagero, mas não é. A economia portuguesa é dependente das ajudas económicas e financeiras da União Europeia. Portugal, fruto do socialismo, já teve desde Abril de 1974 três bancarrotas. Mas que interessa isso se não tem faltado «pão e circo»!

Mas a situação está lentamente a mudar. A derrota do PSD fará com que de uma vez por todas se defina em termos ideológicos. Se persistir em dizer que é social-democrata, torna-se desnecessário porque esse espaço está ocupado pelo PS. E definhará inexoravelmente.

Desde Abril de 1974 que havia a direita possível. Hoje já não é assim.

O Iniciativa Liberal veio ocupar o espaço de uma direita urbana, liberal na economia e nos costumes. O Chega veio preencher o espaço da direita tradicional, que defende uma moderada intervenção do estado na economia e que é conservador nos costumes.

Chega e Iniciativa Liberal podem continuar a crescer eleitoralmente no futuro se se mantiverem fiéis aos seus princípios e valores.

Finalmente há uma direita em Portugal com expressão eleitoral e parlamentar. Mas o caminho não é fácil, e quanto maior influência tiverem, Iniciativa Liberal e Chega, maiores serão os ataques, as calúnias e as mentiras contra eles, vindos de quem se diz democrata, mas que se julga com superioridade moral e dono do regime.

 A esquerda em Portugal nunca teve uma verdadeira oposição de direita, mas agora começa a tê-la, isso deixa-a intolerante. Coisa que sempre foi, dado julgar-se a tal dona do regime e que diz ter a tal superioridade moral. Enfim.

Por tudo isto, o dia 30 de Janeiro de 2022 marca o início de uma gloriosa viagem de direita em Portugal!

Mário Casa Nova Martins

7 de Fevereiro de 2022

Rádio Portalegre