\ A VOZ PORTALEGRENSE: Donald Trump Presidente dos EUA - I

quarta-feira, novembro 09, 2016

Donald Trump Presidente dos EUA - I


*

O jornal on-line «Observador foi, na sua linha editorial, apoiante de Hillary Clinton, nestes últimas eleições presidenciais americanas.
O «Observador» é lídimo representante da 'Direita Champanhe', aquela Direita dos negócios e dos interesses, que se sentia desconfortável com Donald Trump, como se sentiria, se na época existisse, com Ronald Reagan.
Hoje não existe em Portugal um jornal dito 'politicamente incorrecto'. O último foi o semanário «O Diabo», que acabou com a saída de Duarte Branquinho como director. Um "golpe de estado palaciano".
O fim histórico de «O Diabo» deu-se com a entrada de uma nova direcção "apolítica" e incompetente, que se mantém.
Também «O Diabo», o que existe daquele glorioso semanário, se sentia não confortável em apoiar Donald Trump, pelo que em Portugal as notícias sobre as eleições presidenciais americanas eram deturpadas, levando a que os leitores menos atentos ao fenómeno político americano, sentissem hoje surpresa na vitória, clara e inequívoca, de Donald Trump.
Mas o Partido Republicano também ganhou as eleições para o Congresso e para a Câmara dos Representantes, conseguindo o pleno!
E este facto relevantíssimo é descurado. Não foi só Donald Trump que ganhou, foi também o Partido Republicano. Mas será que tal não é, politicamente correcto, de referir?