\ A VOZ PORTALEGRENSE: Desabafos, 2015/2016 - II

terça-feira, outubro 27, 2015

Desabafos, 2015/2016 - II

 *
*
*
Banda Desenhada
*
Este tempo está a ser fértil no surgimento de novos álbuns de banda desenhada.
Se não será pela quantidade, é, indiscutivelmente pela qualidade.
Foi na passada quinta-feira dia 22 de outubro que saiu, com lançamento simultâneo em todo o mundo, a novíssima aventura de Asterix, Obelix e ‘companhia’, com tradução portuguesa e também em mirandês.
O novo álbum das aventuras de Astérix, o 36.º, intitulado «O papiro de César”, é assinado pela nova dupla de autores que já foi responsável pelo álbum anterior, «Astérix entre os Pictos», Jean-Yves Ferri e Didier Conrad, e nele, uma vez mais, a história de Roma e dos Gauleses é ‘reescrita’.
Menos conhecidas são «As Aventuras de Philip e Francis», um pastiche de «As Aventuras de Blake e Mortimer» de Edgar P. Jacobs.
No passado 11 de setembro saiu o 3.º volume, intitulado «S.O.S. Météo». Os dois anteriores têm tradução portuguese, esperando-se, e desejando-se que este também a venha a ter.
Pelo título, lembra «S.O.S. Meteoros», e nele o humor britânico está sempre presente. Os seus autores são Pierre Veys e Nicolas Barral.
Por fim, Corto Maltese.
«Sous le soliel de minuit», «Sob o sol da meia noite» é o primeiro álbum sem a assinatura de Hugo Pratt. Ruben Pellejero e Juan Díaz Canales são os responsáveis, e foi editada uma edição a preto e branco e outra a cores. Saiu a 30 de setembro passado.
Ainda sem tradução portuguesa, esta aventura de Corto Maltese passa-se em 1915. Corto está em São Francisco quando recebe uma carta do seu amigo Jack London. Este, sentindo-se a morrer, confia-lhe a sua última vontade: encontrar uma mulher, o seu amor de juventude, para lhe entregar uma carta de despedida. Em troca deste serviço, Jack London promete a Corto um incrível tesouro, que vai levar o marinheiro de Malta ao grande norte do continente americano.
Apenas, boas leituras!
Mário Casa Nova Martins
26 de outubro de 2025, Rádio Portalegre