\ A VOZ PORTALEGRENSE: Lágrimas de crocodilo

sábado, junho 18, 2011

Lágrimas de crocodilo

Por Nuno Reis
As palavras saem com dor da boca do poeta. Manuel Alegre, ex-candidato à presidência da República, é também um adepto fervoroso do Benfica, que segue de perto, mesmo com os afazeres políticos dos últimos tempos. E vive activamente o dia a dia do clube e... a saída do capitão.
«Liguei hoje [ontem] ao meu amigo Luís Filipe Vieira a dizer que foi um erro. Tenho grande estima pelo presidente do Benfica, que salvou o clube, mas nesta situação do Nuno Gomes penso que não foi encontrada a melhor solução», explicou Manuel Alegre, que entende que o ponta-de-lança devia ter sido convidado a renovar.
«É um erro não ter acontecido e vamos sentir a sua falta. É um jogador com valor para jogar no Benfica e em qualquer clube em Portugal. E é também um símbolo do Benfica. No banco ou como titular, Nuno Gomes pode ser muito útil», disse, sem esquecer a decisão do treinador: «Mesmo que a sua saída não tenha sido uma decisão do presidente entendo que se poderia ter resolvido a questão de outra maneira.»
_______
Realmente, tudo o que tem a ver com o Sport Lisboa e Benfica é ‘notícia de primeira página’. Daí a sua grandeza impar em Portugal, e também no Mundo.
A última notícia que agitou a comunicação social, principalmente aquela que sempre se manifesta contra o SLB e os seus interesses, tem a ver saída do SLB do profissional de futebol Nuno “Gomes”. E escrevemos “Gomes” entre aspas, porque o dito jogador de futebol não tem no nome de baptismo este apelido, que juntou ao nome próprio em homenagem ao seu ídolo de sempre o ex-profissional de futebol do Futebol Clube do Porto Fernando Gomes.
Nunca tantos verberaram a decisão, correctíssima, do Sport Lisboa e Benfica de não ter renovado contrato com Nuno “Gomes”. Nunca Nuno “Gomes” teve tantos fãs… Mas, curiosamente, essa maioria larguíssima de fãs, até não é nem sócia nem simpatizante do SLB… Paradoxo? Claro que não! O importante é atingir o SLB, e todos os meios são justificáveis.
Claro que, como em tudo, há sempre os denominados ‘tolos úteis’, que ‘ajudam à festa’, como é neste caso exemplo o poeta de Argel, e não bicampeão mas biderrotado em eleições presidenciais, Manuel Alegre. Decididamente, o bardo de Abril joga sempre no cavalo errado, e dá sempre trunfos ao inimigo, que na política é Aníbal Cavaco Silva e no desporto os anti-SLB.
Os mesmos que agora criticam o SLB são os mesmos que criticavam o SLB por dificultar a saída de Nuno “Gomes” para Itália, quando o jogador tinha ainda anos de contracto a cumprir pelo SLB.
Os mesmos que hoje criticam o SLB são os mesmos que acharam bem que o SLB tivesse contratado, depois de um passagem por Itália sem ‘glória’, Nuno “Gomes”, que se encontrava lesionado, sem se ter a certeza que recuperaria.
Os mesmos que hoje criticam o SLB são os mesmos que acharam profissionalmente correcto Nuno “Gomes” ter escondido do SLB uma lesão contraída ao serviço da Selecção Nacional, para gozar férias em pleno, tendo começado o tratamento apenas quando o SLB regressou aos trabalhos para a nova época, não tendo podido, portanto, fazer o trabalho de pré-época com os colegas.
Nuno “Gomes” no SLB foi um jogador que sempre em campo fugia do contacto físico com os adversários, dando uma imagem de mau profissionalismo. Nunca representou a Mística do SLB, sendo sempre um jogador em quem nenhum treinador apostou em pleno.
Na altura defendemos no blogue A Voz Portalegrense que o SLB não devia renovar com Nuno "Gomes". E o tempo sempre nos deu razão. Não há que perder um momento sequer em lamentações pela saída de Nuno “Gomes” do Sport Lisboa e Benfica!
Mário Casa Nova Martins