\ A VOZ PORTALEGRENSE: Sport Lisboa e Benfica - Os culpados II

quinta-feira, maio 12, 2011

Sport Lisboa e Benfica - Os culpados II

Mistérios que o não são…

No nosso tempo de infância e juventude, o Sporting Clube de Portugal era o grande adversário do ‘nosso’ Sport Lisboa e Benfica. E a rivalidade era forte, mas sã, nesta cidade de província.
Hoje o principal adversário do SLB já não é o SCP, mas sim o Futebol Clube do Porto. E agora a rivalidade não é saudável. Há ódio por parte de adeptos do FCP contra o SLB, a ponto de atentarem contar a vida dos jogadores, treinadores, dirigente e funcionários do Sport Lisboa e Benfica, sempre que este passa de autocarro perto da cidade do Porto, com a conivência, se não tácita pelo menos implícita, das autoridades policiais daquela região nortenha, que nunca conseguem descobrir que realiza estes atentados, e muito menos quem vandaliza as Casas do Benfica a norte do rio Douro, e quem agride simpatizantes e adeptos do SLB em plena luz do dia na cidade do Porto.
Por exemplo, se um adepto do FCP se passear pelo Chiado em Lisboa com os símbolos do seu clube, ninguém o molesta, enquanto se um adepto do SLB se passear pela rua de Santa Catarina no Porto, é de imediato interpelado e agredido. Exagero? Antes o fosse!
Mas este intróito tem a ver com um facto curioso.
Desportivamente, quando se ganha, todos ganham, e quando se perde, todos perdem. Mas será mesmo assim?
Se o principal culpado da má época do SLB é o seu presidente, que há anos vimos afirmando que não tem categoria para desempenhar o cargo que desempenha, o treinador Jorge Jesus e o guarda-redes Roberto são grandemente responsáveis pelos maus resultados desportivos na época 2010/2011.
Analistas desportivos, adeptos do SLB e de outras equipas são unânimes na crítica a muitas decisões do treinador Jorge Jesus ao longo da época, tal como na crítica ao guarda-redes Roberto, que falhou em momentos capitais da época, em jogos que o SLB jamais poderia perder.
Então, como se compreende a continuada defesa do treinador Jorge Jesus por parte do Treinador do FCP?
Então, com se compreende a defesa do guarda-redes Roberto por Vítor Baía, antigo guarda-redes do FCP?
Mário Casa Nova Martins
facebook.com/Mario.Casa.Nova.Martins
_______