\ A VOZ PORTALEGRENSE: Crónica de Nenhures

terça-feira, maio 10, 2011

Crónica de Nenhures

Palestina unida

Um passo muito importante foi dado na Palestina. A reconciliação entre Hamas e Fatah é um facto político que é visto como o renascer da esperança num futuro de concórdia para aquele Estado.
A paz ainda é uma miragem para o Povo palestiniano, mas unido, tudo se torna mais fácil quer no diálogo com Israel, quer no diálogo com a Jordânia. Se Israel ocupa parte do território do Estado da Palestina, também o reino da Jordânia ocupa parte significativa desse mesmo Estado.
Muito se fala da ocupação de parcelas de território palestiniano por parte de Israel, tal como Israel nega a justa reivindicação por parte dos palestinianos de também Jerusalém ser a capital do seu Estado.
Mas não se diz que a maior parte do estado da palestina está ocupada pela Jordânia. E quando, um dia, Israel e a Palestina acordarem o que tem que ser acordado, será tempo dos palestinianos voltarem a ocupar as terras que a Jordânia ilegitimamente ocupou.
Muito se fala do genocídio do Povo palestiniano pelos israelitas. Israel, a maior parte das vezes com o apoio das monarquias da região, tem massacrado os palestinianos, enquanto mantém bloqueios navais, terrestres e aéreos sobre o território palestiniano.
Mas não se fala dos massacres perpetrados pelos jordanos, principalmente no tempo do rei Hussein, sobre os palestinianos, como forma de extermínio e de pressão para que não reivindiquem as terras que lhes pertencem.
Hoje, o futuro parece ter futuro para a Palestina.
Mário Casa Nova Martins