\ A VOZ PORTALEGRENSE: Salazar em Portalegre - II

sexta-feira, outubro 01, 2010

Salazar em Portalegre - II

A Voz Portalegrense
Ano III – N.º 149 – Portalegre, 7 de Outubro de 1934 – pg.1
Visita inesperada – Visitou inesperadamente, Portalegre, Elvas, C. de Vide o sr. Dr. Oliveira Salazar. S. Ex.ª ficou com certeza mal impressionado com o Alto Alentejo. Deu a volta à Serra e, tendo apreciado – ao que nos constou – o panorama que dali se desfruta lamentou o estado da estrada que a atravessa. Decerto Portalegre virá a colher benefícios desta inesperada e eficaz visita.

O Distrito de Portalegre
Ano 51.º – N.º 3.357 – Domingo, 7 de Outubro de 1934 – pg.1
Doutor Oliveira Salazar
No dia 1.º do corrente visitou inesperadamente esta cidade o ilustre Presidente do Ministério Dr. Oliveira Salazar que se fazia acompanhar do sr. Leal marques e Dr. Jerónimo de Lacerda. Foi ao Governo Civil apresentar cumprimentos e na ausência do sr. Governador, falou com o nosso amigo sr. Dr. Ernesto Subtil, ilustre Secretário Geral.
Visitou a Serra de Portalegre que achou bonita mas foi dizendo que o passeio da volta à Serra só podia ser feito a pé porque a estrada estava péssima para automóvel. Quis visitar o Museu mas a nossa polícia não o soube informar onde ficava tal coisa. Como S. Ex.ª vinha à pressa retirou logo para Vila Viçosa sendo acompanhado pelo ilustre Secretário Geral Dr. Ernesto Subtil
Portalegre honrou-se por ter tido adentro dos seus muros tão grande e ilustre português mas ficou triste por ver que tão pouco tempo aqui permaneceu a por ver que … nem o chegou a ver! Esperamos que não passe muito tempo sem que o ilustre Presidente do Ministério nos honre com nova visita mas esta mais demorada.
Agora uma anotação! A estrada da Serra tem sido remendada e tornada a remendar, por conta-gotas, mas vê-se que não se fez nada de jeito embora se gastasse dinheiro.
Vamos ver se o caso se remedeia. Não será sem tempo. Quanto ao museu talvez o polícia ou polícias tivessem razão! Bom foi que o Ilustre Presidente do Ministério o não visse. Aquilo é desolador. Se lá estivéssemos chamaríamos a sua atenção para as obras do Estado e para a desordem que ali vai! Se não lhe contássemos também a triste história que ele tem e que merece ser cantada aos quatro ventos! Tudo começado, nada acabado e assim se vai diluindo tudo para glória de todos nós!

O Distrito de Portalegre
Ano 51.º – N.º 3.358 – Domingo, 14 de Outubro de 1934 – pg.1
Dr. Oliveira Salazar
Por erro de informação, ao darmos a notícia, no último número, da estada, em Portalegre, do consagrado estadista, que é o actual Presidente do Conselho, Sr. Dr. Oliveira Salazar, omitimos a circunstância de Sua Ex.ª ter sido acompanhado, de Elvas a Vila Viçosa, pelo ilustre e prestigioso Governador Civil, Sr. Dr. Telo da Gama, e pelo inteligente e activo Delegado do Instituto Nacional do Trabalho, neste distrito, Sr. Dr. Afonso Sampaio, os quais, com muito pesar seu, não puderam acompanhar tão eminente homem público, desde Portalegre.
Fica assim feito, à referida notícia, este pequeno aditamento, bem necessário, para que se não atribuam, a este jornal, intenções que ele não teve, nem podia ter tido.
_______
Apenas actualizámos a ortografia.
Mário Casa Nova Martins